Professora representa UEL no maior fórum mundial sobre Agenda 2030 da ONU

Imagem: Reprodução/UEL

Representando o Estado do Paraná, a professora da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Olivia Orquiza de Carvalho Zara, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo (CTU), participou, nesta quinta-feira (19), do maior evento mundial na promoção de responsabilidades pela implementação da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), o High Level Political Forum on Sustainable Development (HLPF) — Fórum Político de Alto Nível, na tradução.

O evento aconteceu na sede da ONU, em Nova York, com representações de mais de 200 países.

Olivia Orquiza foi convidada pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), por intermédio da Superintendência Geral de Desenvolvimento Econômico e Social (SGDES), locada na Casa Civil, a ministrar palestra de dois eventos que fazem parte da programação do HLPF. Ela é pesquisadora em avaliação do ciclo de vida do bairro (ACV) no Green Building Lab da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e possui mestrado e doutorado com foco em desenvolvimento urbano sustentável. Também é Conselheira Municipal de Planejamento e Gestão Territorial e Conselheira Municipal de Meio Ambiente em Londrina.

Imagem: Reprodução/Instagram

Os dois eventos são o Higher Education Institutions Collaborating with Cities and Regions to Achieve the Sustainable Development Goals SDGs (Instituições de Ensino Superior colaborando com Cidades e Regiões para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e o Engaging the private sector in the localisation of the SDGs (Envolver o setor privado na localização dos ODS).

O HLPF é a plataforma central das Nações Unidas para acompanhamento e revisão da Agenda 2030 e dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em nível global. O evento é um ambiente inspirador de aprendizado sobre boas práticas e inovações internacionais para direcioná-las ao desenvolvimento de novas políticas públicas para o Estado.

Compromisso com a OCDE

O Paraná faz parte do Programa da OCDE A Territorial Approach to the SDGs – A role for Cities and Regions to leave no-one behind (Uma Abordagem Territorial para os ODS – O Papel das cidades e Estados para não deixar ninguém para trás). O referido Programa no Paraná é coordenado pela Superintendência Geral de Desenvolvimento Econômico e Social (SGDES), que trabalha com gestão em Quádrupla Hélice ao envolver em sua estratégia de implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, além dos governos municipais, o do Estado como um todo e o Governo Federal, o setor privado, sociedade civil e a academia.

Para a recente missão da OCDE ao Paraná, nos dias 23 e 24 de maio, foi convidado o vice-reitor da UEL, Airton Petris, acompanhado da professora Olívia Orquiza. Ela participou da reunião em que abordou a construção do Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (Napi) da Agenda 2030, com foco principal nos Objetivos de número 11 e 14 (Cidades sustáveis e Vida na água, respectivamente).

Desenvolvidos desde 2019, os Napis são financiados pela Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná (FA).

Redação Tem Londrina