Macaca que perdeu pata após choque ganha reabilitação em Londrina

Após receber o tratamento, ela será enviada para uma área de proteção.

Imagem: Reprodução/IAT

O Hospital Veterinário da Unifil, em Londrina, realizou, nesta semana, um atendimento que gerou comoção em toda equipe. Um macaco-prego fêmea, resgatado pelo Instituto Água e Terra (IAT), na área urbana da cidade de Campo Mourão, passa por reabilitação na unidade de Londrina. O animal sofreu um choque na rede elétrica que acabou resultando na amputação de uma de suas patas devido às complicações do acidente.

Segundo a professora Mariana Cosenza, coordenadora do Hospital Veterinário, a lesão impediu que o macaco retornasse à vida selvagem. Com aproximadamente um ano de idade, a macaquinha perdeu habilidades essenciais para sua proteção e alimentação. Atualmente, ela está em processo de reabilitação, e os especialistas avaliam a necessidade de outros procedimentos.

Assim que a saúde melhorar, ela será transferida para um local credenciado pelo IAT.

Outros animais

Além do resgate do macaco-prego, o hospital de Londrina também cuidou de dois gatos-do-mato. Esses animais foram encaminhados ao ZOO Mais, localizado na Região Metropolitana de Curitiba (RML), onde poderão ser criados em um ambiente adequado. Os filhotes, um macho que teve sua pata amputada em um acidente com uma lâmina colheitadeira e uma fêmea que enfrentava dificuldades para se alimentar, perderam o contato com suas mães e com o ambiente natural, tornando necessária sua permanência em cativeiro.

Redação Tem Londrina