Processo contra rapaz que tentou matar influencer londrinense é retomado
Laudo apontou que Gabriel Faveri tinha consciência dos próprios atos no momento da tentativa de feminicídio.
Após mais de um ano, o processo criminal contra Gabriel Augusto Bermudes de Faveri, de 27 anos, acusado de tentativa de feminicídio contra a influenciadora Daniele Gonçalves, será retomado. Faveri está preso desde maio do ano passado no Complexo Médico Penal de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). No entanto, um laudo recente concluiu que ele tinha consciência dos próprios atos no momento do crime, permitindo sua transferência para um presídio comum.
Em 9 de maio de 2023, Daniele Gonçalves foi atacada com golpes de facão no rosto e braço enquanto chegava em casa, em Londrina. Gabriel de Faveri, ex-namorado da vítima, foi preso dois dias depois em Maringá e transferido para o Complexo Médico Penal após a defesa alegar surto psicótico.
O processo estava suspenso desde 25 de maio de 2023, em razão da necessidade do laudo.
Faveri foi indiciado por tentativa de homicídio qualificado por motivo torpe, meio cruel, recurso que dificultou a defesa da vítima e violência doméstica. Daniele passou por várias cirurgias e enfrenta sequelas físicas e psicológicas.
O juiz Paulo Sérgio Roldão, da 1ª Vara Criminal de Londrina, ordenou a transferência imediata de Faveri para uma penitenciária da Comarca de Londrina, com acompanhamento psicossocial. A defesa tentou manter Faveri no Complexo Médico Penal, mas o pedido foi negado.
A defesa do acusado argumenta que Faveri necessita de medicação rigorosa para crises psicóticas, o que pode ser difícil de administrar em uma penitenciária comum. Ele discorda do laudo que concluiu que Faveri não estava em surto no momento do crime.
Já a advogada da influenciadora sempre sustentou que Faveri agiu conscientemente. A defesa da vítima espera que ele seja julgado em um tribunal do júri.
Daniele Gonçalves ainda está muito abalada e precisará de mais três cirurgias para reparar os danos causados pelo ataque, que afetou a mobilidade dos dedos de um dos braços.
Redação Tem Londrina