Onça-parda capturada na Zona Rural de Londrina é solta em área protegida
Uma onça-parda foi capturada na manhã desta quinta-feira (18) na Zona Rural de Londrina e solta em uma área protegida no final da tarde, após avaliação no Hospital Veterinário da UniFil. O macho, de aproximadamente três anos e pesando 27 quilos, caiu em uma armadilha armada por moradores próximos à Usina Três Bocas.
Apesar de preocupações com ataques a animais domésticos, o felino vivia em um corredor ecológico na região sul do município.
Após a captura, o Instituto Água e Terra (IAT) e o Hospital Veterinário da UniFil enviaram equipes para sedar e retirar o animal da propriedade. A onça foi observada no hospital e, posteriormente, levada para uma área a cerca de 200 quilômetros de Londrina.
A médica veterinária Daniele Martina, coordenadora do HV da UniFil, relatou que o animal estava estressado e sofreu escoriações leves na cabeça. Após sedação e exames, a onça foi solta em um habitat monitorado, adequado para sua sobrevivência e com baixa população de onças-pardas.
Daniele Martina destacou a importância de comunicar órgãos ambientais, como a Força Verde ou o IAP, ao avistar uma onça-parda, para evitar confrontos e garantir a segurança tanto do animal quanto das pessoas.
Redação Tem Londrina