Eclipse parcial do Sol acontece hoje; saiba como observar em Londrina

Evento de observação também acontecerá na Praça do Aeroporto.

Imagem: Reprodução

Nesta quarta-feira (2), acontece o Eclipse Solar Anular, que poderá ser acompanhado em algumas regiões do Brasil. Um dos mais impressionantes eventos astronômicos do ano, também batizado de “anel de fogo”, poderá ser observado em determinadas localidades, próximo ao pôr do sol.

Durante este fenômeno, a Lua se posiciona entre a Terra e o Sol. Porém, por estar mais distante, não o encobre completamente, criando o famoso efeito de “anel de fogo” ao redor do disco solar. No entanto, no Brasil, o eclipse estará apenas parcialmente visível, com destaque para estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, incluindo Santa Catarina, Rio de Janeiro, São Paulo e Goiás.

Em Londrina, de acordo com o Grupo de Estudos e Divulgação da Astronomia de Londrina (GEDAL), o eclipse irá obscurecer menos de 10% do disco solar. A equipe do GEDAL fará um evento em Londrina para acompanhar a observação em segurança (veja mais detalhes abaixo).

Imagem: Divulgação/GEDAL

Na cidade, o eclipse terá início às 16h54, atingindo o pico (com cerca de 10% de obscurecimento) às 17:40, com encerramento do fenômeno às 18h26.

Em Curitiba, a Lua irá obstruir aproximadamente 15% do disco solar. Percentual que já sobe para 27% em Porto Alegre. Quanto mais ao Sul, maior será a obstrução da Lua em relação ao Sol.

Cuidados necessários

“Mesmo que seja parcial é sempre muito interessante observar um eclipse solar. Porém, observar o Sol é muito perigoso e requer uma série de cuidados e atenção redobrada”, explica o GEDAL, em nota.

Para isso, é indicado a utilização dos filtros de máscara de soldador nº 14 — o mais forte —, que podem ser encontrados em lojas de ferramentas.

Se desejar garantir ainda mais segurança, o GEDAL promove um evento gratuito na Praça Nishinomiya, em frente ao Aeroporto de Londrina, a partir das 16h, com telescópios especialmente adaptados para a observação segura do eclipse, e também diversos filtros para a observação direta.

Redação Tem Londrina