Casa de umbanda é alvo de vandalismo e intolerância em Londrina

Imagem: Reprodução/Instagram

A casa de umbanda Cantinho do Pai João, referência para a comunidade umbandista de Londrina e região, foi alvo de um ataque de vandalismo e de intolerância religiosa, na madrugada de quarta-feira (26). O local teve a fachada pichada com textos bíblicos que fazem referência aos livros de Apocalipse e Levítico.

Nas redes sociais, a casa divulgou imagens e um vídeo contendo uma nota de repúdio sobre os atos criminosos. “Com o coração cheio de tristeza, informamos que na madrugada de hoje, 26 de fevereiro de 2025, nossa casa sofreu um ataque motivado por racismo religioso. Aqueles que se dizem religiosos, diante da oportunidade de agirem como o Mestre e exercitarem o amor ao próximo, preferem se comportar de maneira que ofende a memória de Jesus — o mesmo Jesus que, sobre nosso congá, abre os braços sobre todos os necessitados”, diz um trecho da nota.

O espaço fica localizado no patrimônio Espírito Santo, na região sul do município.

Um Boletim de Ocorrência (BO) foi registrado, que deverá investigar e procurar os autores do crime.

A pichação feita na fachada configura crime de dano ao patrimônio previsto no artigo 65 da Lei 9.605/98, além de crime de intolerância religiosa, segundo o artigo 208, do Código Penal, racismo religioso (Lei 7.716/89) e crime contra o patrimônio, conforme artigo 163, do Código Penal.

“Nossas mãos nunca se levantarão para praticar qualquer ato contra a fé e a dignidade humana. Nossa casa foi erguida há quase 55 anos, alicerçada nos princípios da caridade e do amor ao próximo”, complementa. A casa ainda ressaltou que defendeu esperar pelo dia em que todos tenham direito de professar sua fé. “Que possamos viver num tempo em que mais ninguém se esconda sob o capuz da ignorância e da perversidade para vilipendiar um local sagrado”, salienta a nota.

A nota também reforça que a liberdade religiosa é um direito constitucional garantido pela Constituição Federal de 1988.

Redação Tem Londrina