TCU aprova lotes 4 e 5 de rodovias que incluem região de Londrina

Confira as vias da região de Londrina.

Imagem: Reprodução/AEN

O Tribunal de Contas da União (TCU) deu sinal verde para os editais dos lotes 4 e 5 do Programa de Concessões Rodoviárias do Paraná. Esses são os dois últimos trechos de um programa que, no total, abrange cerca de 3,3 mil quilômetros de rodovias federais e estaduais, divididos em seis lotes.

Os lotes recém-aprovados somam 1.058 quilômetros e preveem investimentos de R$ 29,8 bilhões em obras e custos operacionais.

As rodovias contempladas nestes dois lotes atravessam as regiões do Vale do Ivaí, Norte (região de Londrina), Noroeste, Oeste e Centro-Oeste do Paraná, e também beneficiarão o tráfego de veículos oriundos do Paraguai, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Os documentos para análise do TCU foram enviados pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) em novembro do ano passado.

Pedágio no Paraná
Imagem: Ari Dias/AEN

De acordo com o secretário Estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, as regras gerais da concessão seguem o padrão das demais disputas do pacote de rodovias do Paraná. O critério de escolha será a menor tarifa-base por quilômetro rodado, sem a exigência de outorga para os governos federal e estadual.

Detalhes do Lote 4

Com 627,52 quilômetros de extensão, o lote 4 inclui três rodovias federais (BR-272, BR-369 e BR-376) e oito estaduais (PR-182, PR-272, PR-317, PR-323, PR-444, PR-862, PR-897 e PR-986). Este trecho abrange as regiões Oeste, Noroeste e Norte do Paraná, ligando a fronteira com o Paraguai (Guaíra) à divisa com São Paulo (Nova Londrina).

Os investimentos para este lote são estimados em R$ 18,2 bilhões, sendo R$ 10,9 bilhões dedicados a obras.

Detalhes do Lote 5

O lote 5, que complementa o programa de concessões, tem 430,7 quilômetros e engloba as rodovias BR-158, BR-163, BR-369, BR-467 e PR-317. Essas estradas cruzam as regiões Oeste e Noroeste, otimizando a conexão entre o Paraguai, o Mato Grosso do Sul e o Paraná.

Os investimentos neste lote chegam a R$ 11,6 bilhões, com R$ 6,5 bilhões destinados a obras.

Redação Tem Londrina