Veja lista de atrações do Viva o Centro Julino neste fim de semana

Evento acontece sexta e sábado.

festa junina centro
Imagem: Vivian Honorato/NCom

O Viva o Centro Julino vai agitar Londrina nesta sexta-feira (11) e sábado (12), com apresentações musicais e culturais, atividades infantis e diversas barracas com comidas típicas. Realizado na Praça da Bandeira, ao lado da Catedral Metropolitana, o evento inclui tanto atrações locais quanto artistas de destaque no cenário nacional (confira a lista completa abaixo).

Durante a abertura do evento, das 18h às 19h de sexta, haverá a apresentação do DJ João Durval. No mesmo dia, das 20h30 às 22h, a dupla sertaneja famosa Julya e Maryana anima o público com um show promovido pela Agroplay, que também traz o cantor Francisco para o encerramento do evento, no sábado (12), das 20h30 às 22h.

O secretário municipal de Cultura, Marcão Kareca, salientou que um dos objetivos dos organizadores foi elaborar uma programação variada e dinâmica para animar o público e proporcionar uma festa julina familiar no centro da cidade. “As festas juninas e julinas estão entre as celebrações mais populares do Brasil, e é uma enorme satisfação para nós fazer parte da programação das festividades de Londrina, em parceria com a Acil. Iniciativas como essa, voltadas para toda a família, atraem moradores da cidade e da região, ajudam a aquecer a economia e movimentam o turismo local. Além disso, promovem uma ocupação saudável do centro da cidade”, disse.

Diversidade de atrações

Um dos destaques do evento serão as atividades promovidas pelo grupo Primavera Jataí, programadas para o sábado (12), das 10h às 12h. Formada por Marina Dasaque e Den Macedo, a trupe atua com as linguagens do circo e do teatro de rua. Os artistas realizarão a performance Gigantes de São João, em que atuam sobre pernas de pau e usam grandes máscaras de papelão.

“Vamos apresentar um casal de caipiras que na verdade são seres encantados gigantes. Levamos esta ação a festas juninas e julinas do ano passado e fez muito sucesso com as crianças e os adultos. Durante a performance, fazemos brincadeiras e interagimos bastante com o público. As pessoas se divertem, tiram fotos e ficam curiosas, perguntam para a gente como fizemos as máscaras e como surgiu a ideia”, disse a artista Marina Dasaque.

Além disso, o grupo vai ministrar uma oficina de perna de pau para os interessados em aprender esta arte, com o objetivo de preservá-la e mantê-la viva para as próximas gerações. Segundo Dasaque, as expectativas da trupe para o Viva o Centro Julino são as melhores. “Teremos muita brincadeira, diversão, movimento, música, dança e reunião. As festas julinas são as nossas favoritas, uma tradição muito gostosa do país inteiro, e que bom que Londrina está incluída, pois isso faz parte da nossa identidade. Essa é uma festa muito bonita que a gente ama, e por isso vamos levar a nossa brincadeira mais livre e divertida para todo mundo”, sublinhou.

Também no sábado (12), das 15h30 às 16h, a apresentação “Casamento Caipira” leva humor e diversão à Praça da Bandeira. Realizada por 12 alunos e alunas da Escola Municipal de Teatro da Fundação Cultura Artística de Londrina (Funcart), a intervenção cênica se inspira na literatura de cordel para construir uma narrativa cômica. Segundo o coordenador da Escola Municipal de Teatro, Silvio Ribeiro, a performance será muito divertida tanto para os participantes quanto para o público. “Nós nos baseamos na cultura rural do norte do Paraná para criar essa intervenção cênica, então temos certeza que a população vai rir muito e se identificar”, disse.

Quem gosta de dançar não pode perder a apresentação do Forró Maestra, que está na programação de sábado, das 17h30 às 18h30. Composto por Diego Loman (sanfona e voz), Rodrigo Poggian (viola e voz), Maria Thomé (percussão e voz) e Thainara Pereira (triângulo e voz), o grupo celebra as raízes nordestinas com muita alegria, cor e som.

Segundo Thainara Pereira, a banda vai fazer um espetáculo que é a pura celebração da cultura brasileira. “A nossa instrumentação se destaca, com arranjos que valorizam os timbres únicos do forró e resgatam a beleza das festas populares. Queremos entregar uma experiência calorosa e envolvente”, pontuou.

🌽 Confira a programação completa:

Sexta-feira (11):

18h às 19h – Cerimônia de Abertura e DJ João Durval

19h às 20h – Show Silvano Ferrari

20h às 20h30 – DJ João Durval

20h30 às 22h – Show Julya e Maryana – Atração Nacional Agroplay

Sábado (12):

10h às 12h – Primavera Jataí/Circo de Bambu

10h às 11h30 – Casal Caipira em pernas de pau

10h às 12h – Oficina de perna de pau

10h30 às 11h30 – Show Tudo Menos Fulô

12h às 13h – Show Trio Malagueta

13h às 13h50 – DJ João Cortez

14h às 15h – Show Marina Fonseca

15h às 15h30 – DJ João Cortez

15h30 às 16h – Casamento Caipira: Escola Municipal de Teatro/Funcart

16h às 17h – DJ João Durval

17h30 às 18h30 – Show Forró Maestra

18h30 às 19h – Dj João Cortez

19h às 20h – DJ João Durval

20h30 às 22h – Francisco – Atração Nacional Agroplay

A iniciativa é da Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC) e Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil), que realizará a campanha Londrina Liquida simultaneamente. Entre os apoiadores, estão os núcleos da Rua Sergipe, Nossa Duque, Guaporé, Calçadão, Novo Centro Londrina, Feira Gastronômica, 2º Arraiá da Concha e Concha Associação dos Amigos e Moradores do Centro Histórico de Londrina. Também colabora a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), que levará food trucks e barracas com alimentos e bebidas típicos da festividade.

Redação Tem