Prefeitura e Evangélico lançam mutirão com mil cirurgias eletivas
Iniciativa com recursos municipais e federais, abrange cirurgia geral, urologia, ortopedia e outras.

Com o objetivo de reduzir as filas de espera e atender as demandas de pacientes, a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), e o Hospital Evangélico de Londrina, firmaram parceria e lançaram nesta sexta-feira (1) o mutirão de cirurgias eletivas.
No total, serão realizadas aproximadamente mil cirurgias até dezembro de 2025, nas especialidades de cirurgia geral, urologia e ortopedia, entre outras. O investimento é de R$ 6.660.878,68 em recursos municipais e federais, uma parte desses recursos também são provenientes de emendas parlamentares de deputados da cidade.

“Há casos como o de um paciente que estava na fila de espera por uma cirurgia ortopédica desde 2012, e finalmente foi atendido. Estamos trabalhando para resolver demandas históricas, e contamos com a colaboração de parceiros fortes como o Hospital Evangélico”, disse o prefeito Tiago Amaral (PSD).
A secretária municipal de Saúde, Vivian Feijó, agradeceu ao Hospital Evangélico e aos representantes de Londrina no Legislativo por toda a colaboração. “Quando assumimos a gestão, encontramos uma fila de espera com 196 mil pessoas. É nossa responsabilidade atender as demandas da população, e reconhecemos os esforços dos prestadores, porque a saúde é feita a muitas mãos. As emendas parlamentares contribuem para que as nossas ações sejam efetivadas, e a nossa meta é otimizar o uso de recursos públicos e trazer mais cirurgias e consultas para a população”, afirmou.
O mutirão de cirurgias eletivas vem se somar a outras iniciativas realizadas pelo Município neste ano como a adesão ao programa Opera Paraná, do governo estadual. Abrangendo procedimentos de pequena e média complexidade, a ação prevê 1.700 atendimentos por mês. Esses atendimentos foram viabilizados mediante o repasse da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), que destinou ao Município cerca de R$ 10 milhões.
Redação Tem Londrina com NCom