Manifestantes pedem anistia e soltura de Bolsonaro em Londrina
Protesto reuniu apoiadores de Bolsonaro na área central da cidade.
Apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) trocaram, neste domingo (7), o desfile de Independência do Brasil, por um protesto no cruzamento das avenidas Higienópolis e Juscelino Kubitschek, no Centro de Londrina. O ato teve como principal pauta a anistia aos condenados pelos atos de 8 de janeiro, além de pedidos de impeachment do ministro Alexandre de Moraes (STF) e a soltura de Bolsonaro, que está em prisão domiciliar e deve ter seu julgamento finalizado nesta semana.
Os manifestantes exibiram bandeiras do Brasil, dos Estados Unidos e de Israel, além de cartazes com frases escritas em inglês como “Free Bolsonaro Now” (Liberte Bolsonaro Agora), e também faixas em português pedindo “Impeachment de Moraes” e “Anistia”.
O público, embora em grande número, foi menor do que na última manifestação, ocorrida em 3 de agosto. De acordo com plataformas que analisam imagens com uso de Inteligência Artificial (IA), o ato reuniu entre 200 e 400 pessoas.
No carro de som, líderes entoaram gritos pedindo “anistia” aos presos do 8 de janeiro e disseram que “eleição sem Bolsonaro é golpe”, defendendo a ampliação de anistia também ao ex-presidente. As lideranças do movimento também acusaram o ministro o ministro de Alexandre de Moraes de “perseguidor”.
Apesar de gritos com tom mais efusivos, o protesto foi pacífico, sem intercorrências.
Redação Tem Londrina