Atletas do LEC recusam dinheiro por cartão e Gaeco mira empresários
Gaeco realizou operação contra empresários após denúncia de jogadores do Londrina.
Três atletas do Londrina Esporte Clube SAF denunciaram uma tentativa de aliciamento para manipulação de resultados na Série C do Campeonato Brasileiro. Segundo o clube, empresários ofereceram dinheiro para que os jogadores forçassem cartões amarelos na partida contra o Maringá, realizada em abril, pela terceira rodada da competição.
De acordo com as investigações, a proposta era de R$ 15 mil para que um dos atletas recebesse o cartão até os 27 minutos de jogo. Nenhum dos jogadores advertidos naquela partida, porém, estaria envolvido no caso.
Os atletas rejeitaram a oferta e imediatamente comunicaram a diretoria do clube, que acionou a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a Federação Paranaense de Futebol (FPF). O episódio chegou ao Ministério Público do Paraná, que abriu investigação.
Na manhã desta sexta-feira (12), o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) deflagrou operação em Salvador e Itapema (SC), com apoio das forças de segurança locais. Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão e dois de busca pessoal contra os empresários suspeitos. Celulares e outros materiais foram recolhidos.
Em nota oficial, o Londrina reafirmou seu compromisso com a integridade esportiva e elogiou a postura dos jogadores que denunciaram a abordagem. “Expressamos nosso profundo respeito e admiração pelos atletas que, além de recusarem a proposta ilícita, tiveram a coragem de procurar a diretoria para denunciar a atitude maliciosa. O Londrina EC é veementemente contra qualquer forma de manipulação de resultados e seguirá colaborando com as autoridades para garantir a lisura das competições”, diz o comunicado.
Leia abaixo a nota na íntegra:
O Londrina Esporte Clube SAF se une à Federação Paranaense de Futebol (FPF), à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e às autoridades policiais para reafirmar seu compromisso com a integridade e a transparência no esporte. O Londrina EC vem a público informar que três atletas do clube foram recentemente abordados por uma pessoa que ofereceu dinheiro para participação em esquema de apostas. Essa abordagem ocorreu horas antes do confronto com o Maringá, válido pela Série C do Campeonato Brasileiro, realizado no dia 26 de abril. Os atletas foram solicitados a tomar cartão amarelo durante a partida, mas prontamente se recusaram a participar desse esquema e imediatamente procuraram a diretoria do Londrina. A diretoria, por sua vez, acionou a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) via Federação para comunicar o ocorrido e tomar as medidas cabíveis. Após as denúncias, os atletas foram chamados ao Ministério Público para esclarecer os fatos, o que acarretou na operação contra dois empresários, cumprida pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), em Salvador, na manhã desta sexta-feira (12). Expressamos nosso profundo respeito e admiração pelos atletas que, além de recusarem a proposta ilícita, tiveram a coragem de procurar a diretoria para denunciar a atitude maliciosa. O Londrina Esporte Clube SAF é veementemente contra qualquer forma de manipulação de resultados e continuará trabalhando em estreita colaboração com as autoridades competentes para combater essas práticas e garantir a lisura das competições.
Redação Tem Londrina