Protesto reúne contrários à PEC da Blindagem e ao PL da Anistia em Londrina
Manifestantes se reuniram no Zerão.
Londrina foi uma das cidades que participaram, neste domingo (20), da mobilização nacional contra a proposta de anistia a condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro e contra a chamada ‘PEC da Blindagem’, que amplia a imunidade e dificulta investigações contra deputados e senadores. O ato reuniu manifestantes no Zerão, na região central da cidade, com cartazes, bandeiras e palavras de ordem em defesa da democracia e críticas a políticos que aprovaram a PEC.
Convocado pelo Fórum Permanente de Cultura de Londrina, com apoio de entidades de trabalhadores e movimentos sociais, o protesto se somou a mobilizações que aconteceram em várias capitais, reunindo manifestantes em mais de 40 cidades brasileiras.
Em Londrina, os manifestantes levantaram faixas e cartazes com pedidos de “Sem Anistia” e “Não à PEC da Blindagem”, alguns faziam críticas mais severas contra a proposta, chamando-a de “PEC da Bandidagem”. Eles também criticaram o Congresso Nacional, acusando os parlamentares de atuarem em benefício próprio e contra os interesses da população.
Políticos da cidade e da região também participaram do ato, como a deputada federal Lenir de Assis (PT) — que votou contra a PEC —, o deputado estadual Arilson Chiorato (PT) e a vereadora Paula Vicente, também do PT.
De acordo com plataformas que analisam imagens com uso de Inteligência Artificial (IA), durante a tarde a manifestação reuniu entre 400 e 500 pessoas.
O ato terminou com uma passeata pelas ruas próximas, puxada por um grupo que tocava instrumentos musicais. “A mensagem é clara: não aceitamos anistia para golpistas nem privilégios para parlamentares que tentam se colocar acima da lei”, destacou um dos organizadores.
Protesto nacional
Outras cidades do Paraná, como Curitiba e Maringá, também registraram protestos. Em São Paulo, o ato reuniu cerca de 42,4 mil pessoas na Avenida Paulista, segundo o Monitor do Debate Político. O levantamento ainda contabilizou 41,8 mil participantes em Copacabana, no Rio de Janeiro.
Redação Tem Londrina