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Grupo EPR arremata lote de rodovias que passam por Londrina e região

Com proposta de R$ 18 bilhões em investimentos e pedágio 21,3% mais barato.

Imagem: Roberto Dziura/AEN

O Lote 4 de concessões de rodovias do Paraná, que abrange estradas em Londrina e cidades da região, foi arrematado nesta quinta-feira (23) pelo Consórcio Infraestrutura PR, do Grupo EPR (Empresa Paranaense de Rodovias), com desconto de 21,3% sobre a tarifa básica de pedágio, durante leilão realizado na Bolsa de Valores de São Paulo (B3). O trecho engloba 627,5 quilômetros de estradas federais e estaduais, conectando Cornélio Procópio, Londrina, Maringá, Umuarama e Guaíra, passando por 33 municípios.

Com contrato de 30 anos, o lote prevê R$ 18 bilhões em investimentos, sendo R$ 10,8 bilhões em obras e R$ 5,6 bilhões em manutenção. O projeto inclui 239,6 km de duplicações, 157 km de faixas adicionais, 44 km de vias marginais, 101 interseções em desnível, 56 passarelas e 50,5 km de ciclovias — intervenções que prometem mais segurança, fluidez e desenvolvimento às regiões Norte e Noroeste.

Entre as obras mais aguardadas estão os novos contornos rodoviários de Londrina, Maringá, Nova Londrina e Itaúna do Sul. O Contorno Norte de Londrina, com 30,1 km de extensão, vai interligar a BR-369 e a PR-445, aliviando o tráfego de carga e melhorando a mobilidade metropolitana entre Cambé, Londrina e Ibiporã.

Imagem: Jonathan Campos/AEN

O governador Ratinho Junior (PSD), que acompanhou o leilão, comemorou o resultado. “Montamos um modelo que deu certo. No passado, o pedágio era um problema, com tarifas altas e poucas obras. Agora, o Paraná está recebendo investimentos reais e tarifas mais baratas”, afirmou.

Já o ministro dos Transportes, Renan Filho, destacou o protagonismo. “O Paraná se tornou referência em concessões rodoviárias. São 3,3 mil quilômetros em parceria inédita entre Estado e União, que vai elevar o Paraná a outro patamar logístico”, declarou.

De acordo com o edital, o novo contrato deve ser assinado até fevereiro de 2026, e a cobrança nas nove praças de pedágio — sendo cinco novas — ocorrerá após a implantação dos sistemas operacionais.

Imagem: Jonathan Campos/AEN

Na praça de Jataizinho, por exemplo, que já foi considerada a praça mais cara do país, o desconto pode chegar a 61% sobre o valor anterior. Motociclistas ficarão isentos, e usuários frequentes terão abatimentos progressivos.

Com os Lotes 4 e 5, o programa de concessões do Paraná alcança R$ 60 bilhões em investimentos e consolida o Estado como líder nacional em infraestrutura rodoviária moderna e eficiente, conectando produção, desenvolvimento e qualidade de vida para milhões de paranaenses.

O próximo leilão, do Lote 5, está marcado para o dia 30 de outubro, também na B3, em São Paulo, e deve contemplar mais 430,7 quilômetros de rodovias no oeste e noroeste do Estado.

Redação Tem Londrina com AEN/ANTT


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