Agora o TEM é multiplataformas: leia, ouça e assista.

Prefeitura e Tribunal de Justiça realizam ação para renegociar dívidas

Parceria entre a Secretaria Municipal de Fazenda, Procuradoria Municipal e TJPR quer renegociar com 510 contribuintes cerca de R$ 1,7 milhão

Foto: Reprodução

Pensando em promover a conciliação em casos em que os cidadãos estão em dívidas para com o Município de Londrina, a Secretaria Municipal de Fazenda, a Procuradoria-Geral do Município e o Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) vão realizar na próxima semana o CEJUSC Fazendário. A ação inédita acontecerá de segunda-feira (4) até sexta-feira (8) da próxima semana, das 9h às 11h, na sede do Fórum de Londrina, que fica no Centro Cívico.

O objetivo é realizar conciliações pré-processuais na área fazendária, ou seja, abrir espaços e conceder benefícios que auxiliem os devedores a pagarem suas dívidas com a Prefeitura de Londrina. De acordo com o secretário municipal de Fazenda, João Carlos Barbosa Perez, 510 contribuintes foram convidados a participar, por meio da carta-convite. Juntos, estes devem R$ 1.785.127,57 à Prefeitura de Londrina.

Para atendê-los, a Secretaria de Fazenda disponibilizou 17 servidores municipais e o Tribunal de Justiça do Paraná outros 17 conciliadores. “Faremos o mutirão para atendermos nossos contribuintes e levarmos a possibilidade de um parcelamento e uma negociação amigável, evitando a cobrança das custas processuais e dos honorários advocatícios. É uma ação na qual estamos entusiasmados, porque vai ajudar a desafogar a Justiça e fazer com que a nossa cobrança tenha efetividade”, esclareceu o secretário de Fazenda.

Ao possibilitar a conciliação antes da execução fiscal, a Prefeitura de Londrina estudou alternativas para dar condições especiais de pagamento, dentro do que a lei permite. Uma delas será a possibilidade de um regime de parcelamento especial, com o pagamento da primeira parcela até o último dia útil de novembro. Além disso, os devedores não precisarão pagar à vista os 10% do montante total e poderão parcelar em até 120 meses.

Com isso, espera-se que as conciliações reduzam a necessidade de novas Execuções Fiscais e oportunizem o pagamento dos débitos da forma menos gravosa possível aos cidadãos. A ação segue o preconizado no Decreto Municipal nº 1.200, de 16 de agosto de 2018 e as normas do Código Tributário Municipal (Lei nº 7.303/1997) e do Código Tributário Nacional (LEI nº 5.172/1966). Além disso, para que a ação fosse possível foi assinado um Termo de Cooperação entre o Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) e o Município de Londrina.

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) busca solucionar os conflitos de interesses por meio da conciliação e foi criado pela Resolução nº 125, de 29 de novembro de 2010, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Redação Tem com N.com


Mais lidas hoje no Tem


Leia também

Mais lidas hoje no Tem