- Jornalismo
- 25 de setembro de 2025
Juliana Barbosa fala sobre o papel da mulher preta na cultura em Londrina
Evento acontece neste sábado.

Como parte programação do projeto ‘Pontes de Cultura’, a Usina Cultural, localizada na Avenida Duque de Caxias, 4.159, em Londrina, promove, neste sábado (27), às 19h, a palestra “A mulher preta e seu espaço na cultura”. A fala é da pesquisadora e professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Juliana Barbosa. A atividade é totalmente gratuita e as inscrições devem ser feitas pelo Sympla, clicando aqui.
Juliana Barbosa é pós-doutora em Estudos da Linguagem, com pesquisas em samba e carnaval como cultura afro-originada. Também atua como jurada do Estandarte de Ouro, prêmio organizado pelo jornal O Globo, há quatro anos. Segundo ela, o samba foi um dos principais espaços de sociabilidade criado pelo povo negro escravizado frente às opressões do Brasil colonial. “A mulher negra teve papel central na formação dessa cultura, mas essa presença foi silenciada como consequência do racismo e do machismo”, afirmou.

A abordagem que Barbosa fará durante a palestra inclui reflexões sobre raça, gênero e classe social na construção de identidades e narrativas culturais, com foco especial na literatura negra como forma de expressão e resistência. “As discussões de classe não devem estar dissociadas de outros marcadores sociais que potencializam as opressões. No Brasil, as pessoas que predominam na base social na pirâmide das desigualdades sociais têm gênero e raça definidos”, salientou.
Relações-públicas, formada pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), com mestrado, doutorado e pós-doutorado pela UEL, Juliana Barbosa é professora, desde 2022, da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Na universidade, ela atua, também, nos projetos de extensão Agência Escola de Divulgação Científica e Museu de Territórios Afro-paranaenses.
A palestra ‘A mulher preta e seu espaço na cultura’ integra o projeto “Pontes de Cultura – Engrenagens do Futuro”. Realizada pela Usina Cultural, a iniciativa conta com recursos do Governo Federal, por meio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (Pnab), em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de Londrina.
Redação Tem Londrina com Assessoria



