- Jornalismo
- 19 de novembro de 2025
Surfista cego de ondas gigantes terá palestra gratuita em Londrina
Evento FIIL 2025 acontece no Ney Braga e tem inscrições gratuitas; saiba como participar.

Primeiro surfista cego a surfar ondas gigantes de Pipeline e Teahupoo, além de blind surfer recordista em Nazaré, o capixaba Derek Rabelo será o responsável por encerrar as atividades do primeiro dia do Festival Internacional de Inovação de Londrina (FIIL 2025). A palestra de 27 de novembro ocorre a partir das 17h30 no Parque de Exposições Ney Braga.
As inscrições para o evento são gratuitas, mas com limite de público, e devem ser feitas antecipadamente clicando aqui.
Ao contar a sua trajetória, Derek Rabelo pretende inspirar o público sobre resiliência, disciplina e comprometimento. “Isso é fundamental para atletas de alta performance, especialmente para aqueles que, como eu, têm algum tipo de deficiência, mas também para quem empreende”, afirma o surfista.
Aos 33 anos, Derek é considerado ídolo do surf profissional e adaptativo. Nascido com glaucoma congênito que comprometeu 100% da sua visão, ele aprendeu a surfar em Guarapari (ES) e adaptou sua técnica, contando com a audição e o tato para “sentir” o movimento do mar e a aproximação das ondas, muitas vezes com o apoio de um guia que o orienta verbalmente até ele dropar a onda.
Derek conta que o surf era um esporte que seu pai e seus tios praticavam, então, o interesse surgiu naturalmente. “Meu pai teve uma importância fundamental na minha vida. Desde a minha infância ele sempre falou, ‘Derek, você pode fazer o que você quiser. O fato de você não enxergar só significa que você tem que se adaptar, encontrar forças e determinação para encarar as adversidades e os desafios do que você decidir fazer’.”
Para o surfista, a postura do pai ensinou que Derek não poderia se colocar em uma posição de vítima, mas sim de aprendizado e adaptação. “Os ensinamentos da minha casa me fizeram desenvolver muita resiliência ao longo da minha vida. Na minha infância passei por bullying, por adversidades na escola, entre os grupos que negavam a minha participação em tudo quanto é esporte, mas foi isso que fez crescer o desejo e a vontade de me tornar um atleta e de praticar um esporte de alta performance.”
Derek conta que aos 17 anos ganhou a primeira prancha de surf do pai. Desde então, o capixaba enfrentou as ondas gigantes de Pipeline, no Havaí, Teahupoo, no Tahiti, além do paredão do mar de Nazaré, em Portugal. Além de demonstrar habilidades no mar, Derek também já palestrou em mais de 25 países onde contou sobre resiliência, confiança e superação de limites.
Ele também é estrela do documentário “Beyond Sight”, ou em portugês “Além da Visão” (disponível no Globloplay) e autor do livro “Beyond These Eyes” (disponível na Amazon), além de ter participado de diferentes temporadas de programas do canal OFF.
Delegar para vencer
Durante o FIIL 2025, Derek Rabelo deve falar a um grupo majoritário de empreendedores. Ele afirma que assim como atletas de alta performance, pessoas que empreendem precisam confiar nas pessoas com quem trabalha e delegar atividades para obter resultados acima da média. “Eu também tive que aprender a montar uma equipe a confiar nas pessoas que eu escolhi para estar ao meu lado. A confiança faz parte do processo e só vamos colher os frutos se entendermos que não é possível fazer nada sozinho”, destaca.
Ele conta que na palestra irá abordar o que é impossível para as pessoas. “Vou falar da importância que a gente tem que dar para o processo e que a dor faz parte disso. É importante estar com foco no resultado, mas entender que o caminho é tão importante quanto o resultado, nos deixa mais fortes.”
Sobre o FIIL 2025
O FILL 2025 é promovido pela Estação 43, com co-realização do Sebrae do Paraná e Abratic, e conta com apoio do Governo do Estado, por meio das secretarias da Inovação e Inteligência Artificial (Seia), Turismo (Setu), Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e da Fundação Araucária. Serão dois dias de imersão em inovação, conexões e debates que unem tecnologia e desenvolvimento.
Redação Tem Londrina com Assessoria



