Londrina promove campanha de adoção de animais nesta terça-feira

Imagem: Ilustrativa/Reprodução

Em razão do Dia Mundial dos Animais, comemorado na próxima terça-feira (4), a Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) divulgará em seu perfil de Instagram (clique aqui) vídeos e imagens atualizadas dos animais que estão sob seus cuidados. No momento, o órgão mantém 26 gatos e sete cachorros, que foram apreendidos de situações de abandono e maus-tratos e precisam de um novo lar. Ao todo, 33 cães e quatro gatos já foram adotados por novos tutores.

Se você tem interesse em adotar, o site da Prefeitura disponibiliza um formulário de cadastro, onde é necessário preencher algumas informações básicas. Porém, é preciso ser maior de 18 anos e possuir condições para manter um animal na sua casa.

O formulário de adoção está disponível aqui, onde também é possível ter acesso a fotos e informações sobre os animais. Para quem deseja conhecer os cães e gatos de perto, a Sema também disponibiliza visitas ao local, e o agendamento pode ser feito pelo telefone (43) 3372-4775, que atende de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h.

Importância da adoção

Os veterinários que atendem esses animais realizam diversos procedimentos incluindo vacinas, medicações e castração, com o objetivo de evitar doenças. Mesmo tendo passado por longos períodos de violência física e abandono, os cães e gatos apreendidos têm muito amor para dar, e estão à espera de um tutor. Esses animais são recolhidos de forma temporária, até que apareçam interessados.

A veterinária da Sema, Fernanda Maria de Oliveira, destaca a necessidade desses animais encontrarem novos lares. “Temos um número determinado de animais que podemos manter no abrigo, por isso, precisamos que as pessoas adotem, pois caso apareçam mais apreensões não teremos condições de receber. Esses animais sofreram muito com seus antigos donos, e o que queremos é dar uma segunda chance para que possam sentir amor e carinho”, salientou Oliveira.

Conforme a diretora de Bem-Estar Animal, Esther Jandre, as ações não têm o objetivo de retirar animais da rua, mas sim são voltados a situações que envolvem casos de abandono e violência doméstica. “É importante que as pessoas entendam que fazemos esse serviço para dar uma nova realidade a esses gatos e cachorros. A Sema não recebe animais que estejam em outras situações”, pontuou.

Jandre frisou que não somente a Sema, como várias Ongs de Londrina, divulgam animais que as pessoas podem adotar. “Queremos incentivar a adoção, não a compra, já que esses seres são como crianças que estão precisando de cuidados, e de uma nova perspectiva de vida”, afirmou.

Denúncias – Todas as apreensões são feitas pela Prefeitura através da Diretoria de Bem-Estar Animal, que recebe as denúncias de maus-tratos. Todo o processo de denúncia ocorre anonimamente, e é feito pelo portal da Prefeitura.

Redação Tem Londrina com Ncom



Você tem que estar por dentro!
Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades no seu e-mail