SEMA promove campanha de adoção responsável de cães e gatos em Londrina
Com o objetivo de dar um novo lar a cães e gatos que sofreram situações de maus-tratos, a Secretaria Municipal do Ambiente (SEMA) tem promovido, de forma permanente, a campanha Adote esta Causa: Maus-tratos é Crime.
Realizada pela Diretoria de Bem-Estar Animal (DBEA), a iniciativa conta, atualmente, com 40 animais disponíveis para adoção, sendo 28 cães e 12 gatos. Quem tiver interesse em adotar um deles deve acessar a página da DBEA, onde se encontram fotos dos animais e o formulário para a adoção, assim como outras informações sobre os procedimentos. Após o preenchimento do formulário on-line, o órgão analisará o perfil do candidato e, caso seja aprovado, contatará o interessado para agendar a entrega do animal e a assinatura do termo de adoção.
De acordo com a diretora de Bem-Estar Animal da SEMA, Bruna Ontivero, o processo de triagem dos adotantes é baseado em critérios estabelecidos em conjunto com o Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais (COMUPDA) e organizações não-governamentais (ONGs) de proteção animal. “Seguimos esses protocolos para assegurar o comprometimento e a adequação do candidato para a adoção. Todo animal é um ser vivo que precisa de assistência e cuidado. Por isso, a pessoa tem que estar disposta a assumir as responsabilidades e fazer os esforços necessários”, disse.
A gerente de Educação Ambiental, Lidiane Isidoro, lembrou também que, entre os requisitos para se adotar um cão ou gato, estão ter a idade mínima de 18 anos, possuir um local apropriado para acolher o animal e oferecer a atenção e o cuidado necessários. “É preciso manter a higiene do animal e cuidar de sua saúde, disponibilizar um abrigo confortável e seguro, e oferecer liberdade, espaço e carinho para ele”, afirmou.
Quem desejar mais informações sobre o processo de adoção pode ligar para o telefone (43) 3372-4769, de segunda-feira a sexta-feira, das 12h às 18h.
Redação Tem com N.Com