- Jornalismo
- 21 de outubro de 2025
Chuva de meteoros vai iluminar o céu de Londrina esta noite; saiba mais
GEDAL realiza evento de observação aberto ao público na Estrada do Limoeiro.

A madrugada desta terça (21) para quarta-feira (22) promete um verdadeiro show no céu de Londrina. A Terra estará cruzando o rastro deixado pelo cometa Halley, fenômeno que dá origem à Chuva de Meteoros Orionídeos, uma das mais belas do ano.
De acordo com o Grupo de Estudo e Divulgação de Astronomia de Londrina (GEDAL), durante o pico da chuva, será possível observar de 20 a 30 meteoros por hora, dependendo das condições do tempo e da poluição luminosa. Cada meteoro é um minúsculo fragmento do cometa Halley, que entra na atmosfera a impressionantes 250 mil km/h, produzindo os tradicionais rastros luminosos conhecidos como “estrelas cadentes”.
Para quem quiser apreciar o fenômeno de perto, o GEDAL realizará uma sessão de observação aberta ao público. O evento inicia a meia-noite e segue pela madrugada desta terça para quarta, final da Estrada do Limoeiro, cerca de 12 km após o Tiro de Guerra, no ponto onde termina o asfalto.
Além da chuva de meteoros, o grupo colocará telescópios à disposição dos visitantes, permitindo observar Saturno e seus anéis, além de nebulosas e aglomerados estelares.
Dicas para aproveitar a noite
A coordenação do GEDAL recomenda que os participantes levem agasalhos, pois as madrugadas estão frias e com vento, além de lanches e bebidas para se manterem confortáveis. Cadeiras de praia ou colchonetes são ideais para observar o céu com tranquilidade.
Mais informações pode ser obtidas pelo WhatsApp (43) 99622-1149 ou através do Instagram @grupogedal.
Redação Tem Londrina


