Lula pede prioridade na retirada de brasileiros em Israel e Palestina

Imagem: Divulgação/FAB

Nesta quinta-feira (12), o terceiro voo da operação Voltando em Paz saiu de Tel Aviv, em Israel, com mais 69 brasileiros repatriados da zona de conflito no Oriente Médio. No grupo de passageiros brasileiros, há duas gestantes. Com este novo grupo chega a quase 500 o número de brasileiros resgatados pelo governo desde que os ataques foram iniciados, no sábado (7).

Enquanto a aeronave decolava de Israel, outros aviões da FAB seguiam em deslocamento. Nesta quinta, às 8h48, um KC-30 da FAB chegou a Roma, na Itália, país que tem servido como escala nessa operação, para em seguida também se dirigir a Israel e trazer outros brasileiros amanhã.

A articulação mais complexa para o Itamaraty nesse momento tem sido para conseguir deslocar cerca de 30 brasileiros que manifestaram interesse em retornar ao Brasil e que estão no lado palestino do conflito. O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, entrou em contato ontem com o ministro das Relações Exteriores do Egito, Sameh Shoukry, para garantir uma passagem humanitária para os brasileiros fazerem a travessia entre Gaza e o Egito, a partir de onde seria mais viável permitir aos brasileiros um retorno seguro.

Imagem: Vinicius Neves/Secom

“Pedi ao ministro que nos apoiasse e nos ajudasse para facilitar a passagem de ônibus com passageiros brasileiros que se encontram na Faixa de Gaza pela passagem de Rafah, para que entrem no território egípcio, onde estarão a salvo. Conto com o apoio egípcio para isso e creio que será a saída para evacuar os brasileiros que se encontram nessa região conflagrada e correndo risco”, afirmou Mauro Vieira, por meio das redes sociais do Itamaraty.

O Governo Federal trabalha nesse instante para reunir toda a documentação dos brasileiros e dos veículos que seriam usados na operação, para garantir a segurança do deslocamento até a fronteira e informar autoridades egípcias, palestinas e israelenses o dia e o horário em que o ônibus faria esse trajeto.

Imagem: Reprodução/Agência Brasil

A repatriação também foi um dos temas de videoconferência realizada na manhã desta quinta-feira pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com os ministros José Múcio (Defesa), Márcio Macêdo (Secretaria-Geral), Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Paulo Pimenta (Secom), além de Celso Amorim (Assessor-Chefe da Assessoria Especial do Presidente da República) e Marco Aurélio Marcola (Chefe do Gabinete Pessoal do Presidente da República).

O presidente brasileiro pediu aos ministros prioridade na retirada dos brasileiros que estejam em Israel e na Palestina.

Já estão em casa

Cerca de 430 brasileiros chegaram ao Brasil após as primeiras operações de repatriação. Junto aos passageiros também vieram um cachorro e três gatos.

“É incrivelmente satisfatório chegar depois de tudo o que a gente viveu lá. Nem de perto estive no front ou perto de explosão real, mas saber que estamos no Brasil depois da iminência de um ataque, de sentir a tensão da guerra, as sirenes tocando, é incrível”, disse o produtor de vídeo brasiliense Gleik Max assim que chegou ao país. Ele estava em Israel para uma gravação de um documentário. “Só quero agradecer a esse milagre divino e a ação do Governo Federal, que foi muito positiva, rápida e efetiva”, afirmou.

Logística

Assim que o conflito foi iniciado, um gabinete de crise foi criado pelo governo com uma série de articulações entre Ministério das Relações Exteriores do Brasil e os governos de Israel, e com a Autoridade Palestina para identificar os brasileiros que estão na região e se mostram interessados em retornar ao país.

“Estou orgulhoso, e o povo brasileiro também deve estar, pelo belo trabalho que o Ministério da Defesa, o Itamaraty e a Força Aérea Brasileira estão fazendo de resgate dos nossos compatriotas que estão na zona do conflito. Vamos continuar trabalhando até trazer de volta para casa todos que estão naquela região e desejam retornar ao nosso país”, postou o presidente da República.

Redação Tem Londrina com GOVBR



Você tem que estar por dentro!
Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades no seu e-mail