PF encontra na casa de Torres minuta para Bolsonaro mudar resultado das eleições

Imagem: Elaine Menke/Câmara Federal

Ao realizar um mandado de busca e apreensão na casa do ex-ministro da Justiça, Anderson Torres, a Polícia Federal (PF) encontrou uma minuta de decreto para o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) instaurar estado de defesa na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A medida serviria para mudar o resultado das eleições de 2022 de forma inconstitucional. A informação foi revelada na tarde desta quinta-feira (12).

Na última terça-feira (10), o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou na prisão de Torres por omissão durante os atos golpistas ocorridos na Praça dos Três Poderes no último domingo (8). Torres havia sido nomeado secretário de Segurança Pública do DF, no governo Ibaneis Rocha (MDB), no dia 2 de janeiro, após a saída do governo federal. Ele foi exonerado do cargo após os atos terroristas.

Ele se encontra de férias em Orlando, nos Estados Unidos, e tinha a volta prevista para o fim do mês de janeiro. Com a notícia da ordem de prisão, o ex-ministro afirmou nas redes sociais que irá interromper o recesso para retornar ao Brasil e se apresentar à Justiça.

O que é estado de defesa?

A Constituição Federal autoriza que o presidente da República pode “decretar estado de defesa para preservar ou prontamente restabelecer, em locais restritos e determinados, a ordem pública ou a paz social ameaçadas por grave e iminente instabilidade institucional ou atingidas por calamidades de grandes proporções na natureza”. No entanto, é necessário que a ação seja enviada ao Congresso em 24 horas e ser aprovada pela maioria absoluta.

Redação Tem Londrina



Você tem que estar por dentro!
Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades no seu e-mail