Protestos contra Bolsonaro acontecem em várias partes do país neste domingo

Manifestantes também lembram vítimas da pandemia.

Imagem: Brenno Carvalho

Manifestantes foram às ruas neste domingo (12) pelo pedido de impeachment do presidente Jair Bolsonaro. Os protestos foram registrados em pelo menos 15 capitais brasileiras.

É o primeiro protesto pró-impeachment após os  atos antidemocráticos de 7 de setembro e a divulgação da carta na qual o presidente atribuiu ao “calor do momento” as ameaças feitas contra o Supremo Tribunal Federal (STF) .

Em Curitiba, o ato reuniu os manifestantes na Boca Maldita, na Rua XV de Novembro, no Centro da capital.

No Espírito Santo, a manifestação começou às 9h30 na Praça do Papa, em Vitória. Os manifestantes saíram em carreata até Vila Velha, por volta das 10h20.

Em Belo Horizonte, o ato contra o presidente Jair Bolsonaro ocorreu na Praça da Liberdade, no centro da capital mineira. Assim como no Rio e em Vitória, as manifestações não tiveram uma grande adesão.

Os protestos deste domingo dividiram a esquerda: PT e PSOL descartaram aderir à manifestação. Por outro lado, o pré-candidato do PDT à Presidência da República, Ciro Gomes, afirmou que irá comparecer em São Paulo e PSB e PCdoB também anunciaram participação, apesar das divergências com o MBL. O movimento se consolidou na mobilização pelo impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff e faz críticas frequentes a Lula.

Em Salvador e Manaus, os atos começaram por volta das 8h. Em São Paulo, os manifestantes começaram a se concentrar próximo ao Museu de Arte de São Paulo (Masp) por volta das 11h. O protesto começou por volta das 14h.

Redação Tem com IG