Protestos contra Bolsonaro acontecem em várias partes do país neste domingo
Manifestantes também lembram vítimas da pandemia.
Manifestantes foram às ruas neste domingo (12) pelo pedido de impeachment do presidente Jair Bolsonaro. Os protestos foram registrados em pelo menos 15 capitais brasileiras.
É o primeiro protesto pró-impeachment após os atos antidemocráticos de 7 de setembro e a divulgação da carta na qual o presidente atribuiu ao “calor do momento” as ameaças feitas contra o Supremo Tribunal Federal (STF) .
Em Curitiba, o ato reuniu os manifestantes na Boca Maldita, na Rua XV de Novembro, no Centro da capital.
No Espírito Santo, a manifestação começou às 9h30 na Praça do Papa, em Vitória. Os manifestantes saíram em carreata até Vila Velha, por volta das 10h20.
Em Belo Horizonte, o ato contra o presidente Jair Bolsonaro ocorreu na Praça da Liberdade, no centro da capital mineira. Assim como no Rio e em Vitória, as manifestações não tiveram uma grande adesão.
Os protestos deste domingo dividiram a esquerda: PT e PSOL descartaram aderir à manifestação. Por outro lado, o pré-candidato do PDT à Presidência da República, Ciro Gomes, afirmou que irá comparecer em São Paulo e PSB e PCdoB também anunciaram participação, apesar das divergências com o MBL. O movimento se consolidou na mobilização pelo impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff e faz críticas frequentes a Lula.
Em Salvador e Manaus, os atos começaram por volta das 8h. Em São Paulo, os manifestantes começaram a se concentrar próximo ao Museu de Arte de São Paulo (Masp) por volta das 11h. O protesto começou por volta das 14h.
Redação Tem com IG