Cornélio Procópio espera mais de 100 mil pessoas durante o Carnaval

Evento terá quatro dias de festa, com blocos, bandas e atração nacional.

Imagem: Reprodução/ArteTEM

Cornélio Procópio, cidade de 47 mil habitantes a cerca de 65 km de Londrina, se prepara para se tornar a capital da alegria do Norte do Paraná durante o Carnaval 2025, que acontece de 28 de fevereiro a 3 de março, a partir das 21h. De acordo com a Prefeitura do município, organizadora do grande evento gratuito, serão quatro dias de muita festa, com a apresentação do Trio Elétrico Canibal, da Banda Juízo e da atração nacional mais aguardada, a Banda Beijo.

A festa começa nesta sexta-feira (28) e se estende por quatro noites, além de uma matinê no domingo (2). As festividades noturnas terão início às 21h na Avenida XV de Novembro.

Imagem: Reprodução/PMCP

De acordo com Eduardo Lopes Lavado (Tuchê), diretor de Cultura da cidade, os organizadores aguardam a presença de mais de 100 mil foliões durante os quatro dias de celebração. Ele destacou que a Prefeitura contará com uma equipe de 150 profissionais, atuando diariamente. “Teremos várias equipes: da Secretaria de Saúde, da limpeza, do controle de acesso, de segurança, de Vigilância Sanitária e de fiscalização. Estamos comprometidos em oferecer um Carnaval de alto nível para os foliões”, afirmou.

Imagem: Reprodução/PMCP

O prefeito Raphael Sampaio (PP) ressalta que a cidade está pronta para receber visitantes de toda a região. “Cornélio Procópio realiza um dos maiores carnavais gratuitos do Paraná, talvez, o maior. Nosso evento é parte do calendário cultural do Estado e é reconhecido como um dos mais importantes pela sua grandeza. Estamos organizando uma festa para toda a família, onde todos poderão se divertir em um clima de confraternização, com músicos e artistas renomados”, declarou Sampaio.

Ambulantes

Na última segunda-feira (24), foi realizado o sorteio para a distribuição dos ambulantes e pontos de venda de comida e bebida. Valmir dos Santos Rodrigues, diretor municipal de Administração, informou que o número de ambulantes cadastrados cresceu este ano. Foram 68 inscrições recebidas. Serão 48 pontos de venda, incluindo a novidade da Feira da Lua, que será instalada na Pedra (Praça dos Ferroviários), na rua Rui Barbosa, em frente à Cervejaria Charles Miller. “É mais uma opção de entretenimento e gastronomia que estamos oferecendo à população”, acrescentou Rodrigues.

Segurança

“Estamos tratando esse tema com muita responsabilidade. Já conversei pessoalmente com o secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Hudson Leôncio Teixeira, e com o comandante da Polícia Militar do Paraná, coronel Jefferson Silva, sobre a magnitude do evento, solicitando um policiamento que garanta a tranquilidade da população”, disse o prefeito.

Imagem: Reprodução/PMCP

Também pensando na segurança durante o Carnaval, foi publicado, nesta semana, um decreto que proíbe a venda, o porte e a circulação de bebidas engarrafadas em toda a extensão da avenida XV de Novembro, no período das 17 às 6 horas, entre os dias 28 de fevereiro e 4 de março de 2025.

Folia

Nesta terça-feira (25), o Trio Elétrico Canibal chegou à cidade, após se apresentar com Claudia Leitte, em Guarulhos, e Luísa Sonza, em São Paulo. Com 180 mil watts de pura emoção e adrenalina, a festa promete ser inesquecível. Na sexta-feira (28/2) à noite, a Banda Beijo, com a vocalista Milanny Garcia, abrirá a programação. A Banda Beijo, conhecida por seu repertório eclético de axé music e com origem em 1988 com o cantor Netinho, trará hits como “A Vida é Festa” e “Beijo na Boca”.

Imagem: Reprodução/PMCP

As demais noites serão animadas pela Banda Juízo, uma das mais tradicionais do Sul do País, que já participou de 24 carnavais em trios elétricos e aprovada pelo público do CarnaCP.

Este ano, o desfile dos blocos ‘Família É Nóis no Samba’, ‘Neno’ e ‘Podi Vim’ está agendado para sábado (1) e segunda-feira (3), antes da descida do Trio Canibal. Os ensaios estão acontecendo nesta semana todas as noites na Praça dos Ferroviários, em frente à estação ferroviária, e na Praça Brasil.

Segundo o mestre de bateria Chiclete (Oswaldo de Souza), os blocos prometem um desfile animado e inclusivo. “No nosso bloco, por exemplo, temos três alunos da APAE que fazem parte da bateria”, informou. O bloco Família É Nóis no Samba valoriza especialmente a participação da terceira idade.

Redação Tem Londrina com PMCP