Alunos da quinta turma da GM de Londrina iniciam curso de formação
A Secretaria Municipal de Defesa Social, através do Centro de Formação da Guarda Municipal de Londrina (CFGM), realizou na manhã desta quarta-feira (21), a aula inaugural que marca o início do curso de formação da quinta turma de guardas municipais. O evento aconteceu na Associação dos Magistrados, localizada na Rua Cristina Jorge, 450, Jardim San Izidro, na região leste da cidade.
O curso terá duração de oito meses e a carga horária total do concurso é de 1.738 horas, das quais 1.538 serão instruções teóricas e práticas. Outras 200 horas serão de estágio supervisionado por guardas municipais da ativa.
O prefeito Marcelo Belinati (PP) destacou os principais serviços que a Guarda Municipal tem feito em favor de Londrina e confirmou o chamamento de mais pessoas em breve. “Patrulha Maria da Penha, combate aos maus tratos aos animais, fiscalização da lei seca municipal e principalmente o trabalho desempenhado durante à pandemia. Estávamos há dez anos sem concurso da guarda. Nesse primeiro momento são 40 novos profissionais e vamos chamar mais dez na sequência para reforçar a guarda que faz um trabalho fundamental na nossa sociedade”, frisou.
Durante a solenidade, os alunos ouviram uma palestra sobre “Corrupção no serviço público envolvendo Agentes de Segurança”, ministrada pelo promotor de Justiça Renato de Lima Castro, do Ministério Público do Paraná (MP-PR).
Segundo Castro, a cidade tem a ganhar com mais agentes de segurança nas ruas. “A Guarda Municipal, sob o comando do Coronel Ramos está de parabéns. Londrina tem melhorado muito o policiamento ostensivo que desestimula a prática de infrações penais, danos ao erário, danos aos próprios, que são os prédios públicos, e é exatamente nesta vertente que a guarda deve trilhar o seu papel. Londrina fica grata com essa nova turma e espera que eles desempenhem com muita probidade, honestidade e lealdade o seu papel na instituição para a qual eles estão iniciando na data de hoje”, concluiu o promotor de Justiça.
O secretário municipal de Defesa Social, coronel Pedro Ramos, espera conseguir viabilizar uma nova turma já no próximo ano.
“Esses 50 novos cargos que foram abertos suprem inicialmente a demanda, mas a gente busca alcançar um número maior. A cada momento que passa a guarda vem recebendo novas atribuições. O município está abarcando questões de segurança por conta do modelo de segurança pública no Brasil e isso acaba refletindo onde tem guardas municipais. No nosso caso, a nossa guarda que vem prestando um excelente trabalho vai ter novos guardas. Nosso foco no momento é a formação, e colocar eles em condições de servir a sociedade. Nós inicialmente vamos formar esses 50 que é uma turma, mas a gente tem um banco de reserva. Na medida da capacidade financeira do município nós podemos convocar mais e iniciar uma nova turma. Não depende só da Defesa Social, outros setores da prefeitura serão consultados no início do ano para ver se tem possibilidade de chamar outra turma”, explicou.
Redação Tem Londrina com Ncom