- Redação
- 9 de janeiro de 2018
Alunos da UEL enfrentam longas filas para renovar passe estudantil
Maioria dos estudantes da UEL retornaram às aulas ontem (08) para encerrar ano letivo de 2017
Durante todo o dia de ontem (08), estudantes da Universidade Estadual de Londrina (UEL) enfrentaram longas filas para renovar o cartão transporte que dá direito ao desconto de 50% na tarifa de ônibus. A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) anunciou no fim da tarde da última sexta-feira (05) que os estudantes precisariam comparecer aos pontos de venda da Transportes Coletivos Grande Londrina, mesmo faltando apenas um mês para o fim das aulas na universidade.
Na parte da manhã, o portal Tem Londrina esteve na loja de passes da rua Quintino Bocaiúva, 351. Às 7h45, faltando 15 minutos para o início do atendimento, a fila já chegava à esquina com a rua Fernando de Noronha. O movimento foi intenso durante todo o dia.
O estudante de Jornalismo Mateus Rosa teve que aguardar 1h20 na loja da Quintino até ser atendido à tarde. “Tomei chuva do lado de fora e, quando entrei, passei quase todo o tempo de espera em pé por não ter lugar para todos esperarem sentados. Tinha muita gente sentada no chão”, relata.
A estudante de Matemática Fernanda Chamilete afirma que precisou aguardar 1h50 para ser atendida no ponto de venda do Royal Plaza Shopping. “Havia apenas dois caixas fazendo o atendimento. Eles poderiam ter aumentado o número de atendentes, já que era óbvio que haveria mais movimento hoje”, pontua.
Passe livre
No fim de dezembro do ano passado, sob protestos de alunos, a Câmara Municipal de Londrina fez mudanças na Lei do Passe Livre, restringindo a gratuidade do transporte a uma pequena parcela dos estudantes. As mudanças passaram a valer no dia 1º de janeiro.