Após novo decreto, horário do comércio pode ter alteração em Londrina
Em novo decreto estadual, comércio pode ter horário estendido.
A partir da publicação do novo decreto estadual, publicado nesta terça-feira (13), que afrouxou as restrições de combate a pandemia, surgiu a possibilidade de ampliação do horário do comércio de rua de Londrina, já que a mudança permite o funcionamento das 10h às 22h, de segunda à sábado. Com as alterações, comerciantes e consumidores procuraram a reportagem do TEM confusos quanto ao novo horário do comércio na cidade.
Segundo informações do Núcleo de Comunicação da prefeitura ao TEM, até que não seja publicado nenhum decreto municipal sobre o tema, segue valendo o que foi estipulado pelo governo estadual. Sendo assim, as lojas podem ficar abertas até às 22h.
Porém, a Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), em um primeiro momento, orienta aos empresários que cumpram o horário convencional de funcionamento, até às 18h, pois não há acordo coletivo para que os trabalhadores trabalhem no período da noite.
Bares, restaurantes e lanchonetes
O decreto estadual também permite que bares, restaurantes e lanchonetes funcionem até às 23h. O último decreto municipal permitia o funcionamento até às 22h, com uma hora de tolerância para encerramento das atividades.
Ainda segundo o Núcleo de Comunicação da prefeitura, também fica valendo a determinação do decreto estadual para o setor.
Com as novas determinações, a fiscalização fica sob responsabilidade principal da Polícia Militar (PM) com apoio da Guarda Municipal (GM) de Londrina.
Fiama Heloisa - Redação Tem