Após reportagens do TEM, prefeitura intensifica fiscalização em Londrina

Foco é fiscalizar uso de máscara e locais com aglomerações.

GM amplia as fiscalizações na cidade – Foto: Defesa Social

Desde o início do trabalho de fiscalização do descumprimento dos decretos no mês de março deste ano, até o início deste mês, a Guarda Municipal já registrou 7114 ocorrências, das quais em 881 casos foram lavrados termos de constatação de irregularidades.

Nos últimos dias, a Prefeitura de Londrina, através da Secretaria de Defesa Social e da Guarda Municipal, intensificou a fiscalização na cidade, principalmente, quanto ao uso obrigatório de máscaras e também para evitar festas e aglomerações. Um editorial do TEM e uma reportagem no final de semana, sobre o número baixo de autuações na pandemia em relação às máscaras, repercutiram nas redes sociais por evidenciarem o afrouxamento das medidas de prevenção por parte da população.

Em apenas uma noite, os GMs interditaram um centro esportivo, um local com prática de bingo, um restaurante na cobertura de um prédio na Gleba Palhano e uma distribuidora de bebidas.

A prefeitura também intensificou a fiscalização das áreas públicas, com foco na obrigatoriedade do uso da máscara de proteção, além também, de evitar aglomeração em práticas esportivas. As rondas foram ampliadas no Lago II, Zerão, Aterro e Barragem do Igapó.

Restaurante na Madre Leônia foi fechado e multado – Foto: Reprodução

Ao desrespeitar o distanciamento social e a obrigatoriedade do uso de máscara de proteção facial, e permitir a realização de esportes coletivos, festas ou comemorações com aglomeração de pessoas próximas umas das outras, os estabelecimentos vão contra as medidas de prevenção recomendadas por autoridades de saúde mundiais, como a Organização Mundial da Saúde (MS), do Ministério da Saúde (MS) e as normas restritivas municipais impostas em prol da saúde coletiva.

Todas as medidas de restrições e normas de prevenção publicadas pela Prefeitura de Londrina estão baseadas em análises técnicas, científicas e epidemiológicas feitas dos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e do Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (COESP).

Elas podem ser lidas na íntegra, através do site da Prefeitura, no Jornal Oficial do Município.

Redação Tem com Assessoria



Você tem que estar por dentro!
Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades no seu e-mail