Árvore histórica é derrubada e revolta moradores nas redes sociais

Certamente, você já se deparou com a ‘seringueira’ situada na rotatória da Av. Robert Koch, na região leste de Londrina. A árvore, que foi plantada em 1952, na realidade é uma figueira e não uma seringueira como muitos que passam pelo local acreditam. Quem passava pelo local, se encantava com a ‘gigante da natureza’, e de acordo com biólogos, a maior árvore da área urbana de Londrina, com cerca de 23 metros de altura e uma copa de 35 metros de comprimento.

Árvore era tão grande, que quase não cabe na foto – Foto: Gugu Marçal

Olívio Gaion, mais conhecido por Léo, é o homem que ajudou a plantar a árvore, ele ainda mora no bairro e chegou à cidade com a família em 1942, de Ibitinga, interior de São Paulo.SP. Segundo Gaion, hoje aos 67 anos, a ‘seringueira’ foi plantada por volta de 1952. Léo, conta que o pai, José Souza Gaion, comprou um sítio na região, “ela está plantada onde era ficava a porteira do sítio”, argumentou seo Léo.

Gigante da natureza – Foto: Gugu Marçal

De acordo com a SEMA (Secretaria do Meio Ambiente de Londrina) a árvore estava condenada e teve que ser abatida pois muitos galhos de sua copa estavam caindo no chão, local em que passam pedestres e veículos. Em 2016, um triciclo que passava pelo local foi atingido pela queda de um galho da árvore famosa e na semana passada outro objeto de grande porte caiu na avenida interditando o espaço.

Ainda, de acordo com moradores do local, homens foram vistos ateando fogo próximo à raiz da árvore, o que pode ter ocasionado a condenação da gigante verde.

Figueira com os galhos cortados – Foto: Aroldo Vaz

Nas redes sociais, muitas pessoas se revoltaram, porém, com a condenação, segundo especialistas da SEMA, os galhos da árvore teriam que ser removidos.