Audiência na Câmara discute questões de gênero em Londrina
Uma audiência pública está marcada para esta segunda-feira (13), a partir das 18h, na Câmara de Vereadores de Londrina, para discutir questões de gênero na cidade.
De acordo com os organizadores, está em pauta no legislativo, um projeto de lei que visa a retirada da discussão das questões de gênero nas escolas do município, o que seria um ponto negativo para a cidade, afirmam.
Foto: Internet
O evento chama-se: “Gênero, sim! Retrocessos, não!”, e argumenta, no texto, que a “escola tem que ser espaço de acolhimento e discussão de ralações de gênero.”
O que é ‘questão de gênero’?
Segundo a pesquisadora Polyanna Claudia Oliveria, da Universidade Estadual de Londrina, a questão de gênero perpassa por todos e é um conceito que colabora para a explicação das desigualdades entre homens e mulheres. A pesquisadora defende que as desigualdades biológicas entre homens e mulheres são nítidas e “explicadas muitas vezes superficialmente, num teor de mero entendimento reprodutivo, onde a noção de prazer não é explicada por tabus que pairam num sexismo onde apenas prevalece as relações entre homens e mulheres”.
Ainda de acordo com Oliveira, tais características não precisam ser aceitas, mas seria necessário pensar no gênero numa outra dimensão: a de mudança e de resinificação da atribuição dos papéis ou da relação entre a diferença entre os sexos.
Para especialistas, trabalhar questões de gênero na escola, pode ajudar os alunos a crescerem com menos diferenças entre homens e mulheres, tanto nas questões cotidianas, como profissionais, entre outras. Sem a discussão de gênero, a sociedade se torna ainda mais machista, explicam.