Cerca de 100 mil pessoas visitaram os cemitérios de Londrina no feriado

Imagem: Divulgação/Acesf

Durante o feriado, cerca de 100 mil pessoas visitaram os cemitérios municipais de Londrina, de acordo com estimativas da Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (Acesf). Entre os pontos com maior fluxo de pessoas estavam o Cemitério Municipal Jardim da Saudade, São Paulo e São Pedro.

Somente no Jardim da Saudade, são mais de 40 mil sepultados.

De acordo com o superintendente da Acesf, Péricles Deliberador, a visitação foi mais intensa no período da manhã, sendo que, durante os últimos três dias, somente o Cemitério Jardim da Saudade deve ter recebido entre 30 a 40 mil visitantes. “Teve cemitério onde as flores dos ambulantes terminaram antes do almoço. Apesar da grande movimentação, temos que dar parabéns a população de Londrina, que seguiu todas as recomendações, usou máscara e álcool em gel para entrar nos cemitérios e agradecer aos servidores que atenderam quem precisou de ajuda na localização dos túmulos. Transcorreu tudo tranquilo, sem intercorrências”, contou o superintendente da Acesf.

A Prefeitura de Londrina inaugurou uma novidade com uso do georreferenciamento no Cemitério Municipal São Pedro, que é o mais antigo da cidade, por meio do link divulgado, em que a população encontra facilmente o local de sepultamento e mais detalhes sobre o ente falecido. “Muitas pessoas acessaram pelo próprio celular e conseguiram encontrar o lugar exato da sepultura. Foi bastante útil e quem não sabia utilizar, a gente auxiliou com a consulta pelo computador e levando até o local”, contou o diretor-técnico da Acesf, Ademir Gervásio de Souza Júnior.

O Cemitério Municipal São Pedro, localizado na região central, foi o primeiro a ser georreferenciado. A experiência obtida nele será utilizada como exemplo para os demais. No momento, a Acesf e o Sistema de Informações Geográficas de Londrina (Siglon) da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, trabalham nas imagens com drone dos Cemitérios Municipais Padre Anchieta e o João XXIII, que serão os próximos a serem georreferenciados.

A Acesf também retoma o trabalho de manutenção dos cemitérios, com a varrição das quadras e lotes internos e de pequenos reparos nos muros, calçadas e outros pontos necessários. Além disso, a autarquia trabalha, no momento, para agilizar o projeto de instalação de câmeras de segurança em todos os cemitérios, levando assim mais segurança para os concessionários de Londrina.

Redação Tem com Ncom