Agora o TEM é multiplataformas: leia, ouça e assista.

CMTU multa rede de móveis por descarte irregular em Londrina

Multa foi emitida depois que fiscais flagraram o despejo de gesso e encartes publicitários em via pública na Zona Norte

Foto: Divulgação/CMTU

Em nova fiscalização contra o descarte irregular de resíduos em Londrina, a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) autuou uma rede de móveis e eletrodomésticos pelo descarte de gesso e encartes publicitários em via pública. O flagrante do despejo ocorreu nesta quinta-feira (16), após denúncias levarem os fiscais à rua Noé Salustino de Moraes, no conjunto Parigot de Souza, na zona norte.

Após a constatação da irregularidade, os agentes se deslocaram a uma das lojas da rede, localizada na rua Benjamin Constant. Em conversa com o gerente, ele admitiu que os blocos de panfleto pertenciam à empresa, mas afirmou não saber como foram parar na área do descarte. Apesar da justificativa, o estabelecimento foi autuado de acordo com o Código de Posturas do Município e terá de pagar multa de até R$ 3 mil.

A coordenadora de fiscalização da CMTU, Josiane Correia, explicou que o responsável se recusou a receber o termo de imposição da penalidade, bem como a notificação para limpeza do local. Assim, a companhia foi obrigada a encaminhar os documentos à matriz da loja, em Arapongas. A papelada foi enviada pelos Correios e será entregue mediante aviso de recebimento (AR).

Segundo a legislação, em casos assim, a contagem de prazo para recolhimento dos resíduos e interposição de recurso só pode ter início após o retorno da folha de AR, o que deve ocorrer dentro de 15 dias. “Depois disso, a empresa terá 24 horas para limpar o local e, caso não o faça, poderá ser multada uma outra vez”, contou Josiane.

Fiscalização e limpeza

Para enfrentar o problema do despejo clandestino de detritos, a Prefeitura de Londrina, por meio da CMTU, afirma que tem aliado as atividades de fiscalização e conservação de logradouros. Além do patrulhamento diário e do atendimento a denúncias, a administração lançou nesta quinta o programa “Bota Fora, jogue limpo com a nossa cidade”.

A iniciativa consiste na recuperação das áreas de despejo, promoção de mutirões de limpeza e na realização de dias de “bota fora”, quando os moradores poderão colocar na rua materiais inservíveis para recolhimento.

Redação Tem com Assessoria


Mais lidas hoje no Tem


Leia também

Mais lidas hoje no Tem