Comércio de rua não vai abrir no fim de semana em Londrina, diz ACIL

Imagem: Emerson Dias/Ncom

Após uma polêmica envolvendo a liberação para a abertura do comércio no feriado do Dia do Trabalhador, neste sábado (01), realizada pela Prefeitura de Londrina, a Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), informou na noite desta sexta-feira (30), que as lojas do comércio de rua não vão funcionar neste sábado e também no domingo (02).

No entanto, os estabelecimentos que funcionam dentro dos shoppings podem abrir das 11h às 22h no sábado. No domingo, elas também poderão atuar das 11 às 18h. No caso dos shoppings, houve uma negociação à parte entre os representantes dos patrões e dos empregados.

Trabalhadores

O Sindicato dos Empregados no Comércio de Londrina (Sindecolon) se posicionou contrário a abertura do comércio de rua em horário ampliado.

O Sindecolon já dizia que a data de 1º de Maio, feriado nacional, não está contemplada na Convenção Coletiva de Trabalho. Ou seja, não está previsto como dia de trabalho normal. A entidade alega que, por não ter consultado nenhum dos sindicatos envolvidos, o que está autorizada é a abertura, não a jornada de trabalho.

Redação Tem