‘Feira do Cincão’ não acontece neste fim de semana em Londrina

CMTU divulgou medidas que serão necessárias para o retorno da feira.

Medidas de prevenção foram divulgadas para reabertura – Foto: Reprodução

Depois da polêmica sobre o funcionamento das feiras livres em Londrina, o retorno das atividades foi autorizado. Mas, para que isso acontecesse, uma série de medidas de segurança devem ser adotadas pelos feirantes a partir de agora. Apesar da volta das feiras livres, a tradicional “Feira do Cincão”, que acontece na Avenida Saul Elkind, na Zona Norte, não será realizada neste domingo (26). Segundo o diretor-presidente da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Marcelo Cortez, não houve tempo hábil para uma organização de acordo com as novas diretrizes. Por isso, a retomada da “Feira do Cincão” ficou marcada para o próximo domingo (03).

Até lá, CMTU e feirantes devem se adaptar às normas. Uma das exigências é o distanciamento mínimo de dois metros entre as barracas. Com isso, existe a possibilidade de ampliação da área em que as barracas podem ser montadas, o que implica a necessidade de novas interdições viárias e pode afetar motoristas da região, usuários do transporte coletivo, além de moradores. “Nossa expectativa é a retomada das atividades com toda a segurança possível para comerciantes e frequentadores”, afirmou Cortez.

Feira retorna no dia 03 de maio – Foto: Reprodução

Entre as demais medidas de segurança para o retorno das feiras livres, estão a obrigatoriedade do uso de máscaras para comerciantes e clientes. Sendo que no caso dos primeiros, é indispensável ainda a utilização de luvas de proteção. Balcões, máquinas de cartão e outras superfícies, precisarão ser higienizados constantemente com álcool em gel – artigo que deverá permanecer sempre à disposição dos frequentadores. Os locais também terão cartazes de conscientização sobre as formas de prevenção à covid-19.

Não será permitido o consumo de alimentos nas feiras. Mesas e cadeiras serão retiradas dos espaços para evitar que isso aconteça. Outra novidade é a eliminação de bacias e outros utensílios para a escolha dos itens. As quitandas terão de oferecer sacolas plásticas para que o consumidor coloque nas mãos antes de tocar nas frutas, legumes e verduras. Por fim, ficou determinado também que cada comerciante ficará responsável pela orientação quanto a possíveis aglomerações em frente às bancas, devendo alertar e orientar os clientes quanto aos riscos da prática.

Redação Tem com N.com