Agora o TEM é multiplataformas: leia, ouça e assista.

‘Formigas voadoras gigantes’ voltam a surgir em Londrina; entenda

Biólogo explica que insetos estão em período nupcial e não fazem mal aos humanos.

Imagem: Reprodução

Conhecidas como saúvas ou tanajuras, as formigas de grande porte voltaram a surgir em Londrina e região, fenômeno natural típico desta época do ano. Moradores já relatam a presença dos insetos em quintais e calçadas, mas especialistas reforçam que, apesar do tamanho, elas não oferecem risco aos humanos.

Segundo o biólogo Fernando Rodrigues, o aumento das formigas ocorre durante o chamado voo nupcial, fase de reprodução das saúvas. “As fêmeas saem dos ninhos para acasalar e formar novas colônias. As que conseguem acasalar perdem as asas e iniciam a formação dos ninhos; as demais não sobrevivem”, explica.

Imagem: Reprodução

O biólogo recomenda tranquilidade: “Elas não representam perigo. Basta varrê-las com cuidado para fora de casa, pois estão apenas cumprindo o ciclo natural de reprodução.”

No Acquaville, região leste de Londrina, nas proximidades da UTFPR, leitores afirmam ver as formigas com frequência. “Ela é enorme e cheguei perto saiu voando. Ela voou muito alto, chegando na altura do poste de energia. Até achei que fosse outro tipo de inseto. Achei muito interessante”, disse um morador do bairro.

As fêmeas podem chegar a 3 cm de comprimento e, durante o voo, podem cruzar com até dez machos, que morrem logo após o acasalamento. Já as formigas sobreviventes cortam as próprias asas e retornam ao solo para iniciar novas colônias.

🐜 Você registrou alguma formiga?

📷 Envie sua foto para o Tem Londrina clicando aqui.

Redação Tem Londrina


Mais lidas hoje no Tem


Leia também

Mais lidas hoje no Tem