Greve da limpeza urbana em Londrina é cancelada após novo acordo
Trabalhadores e empresa chegaram a um acordo durante audiência conduzida pelo Tribunal Regional do Trabalho.
Os trabalhadores da limpeza urbana de Londrina decidiram cancelar o indicativo de greve, na tarde desta terça-feira (15), após uma na audiência com representantes da empresa e do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-PR). Ambos os lados chegaram a um acordo.
Com isso, a paralisação, que estava prevista para iniciar nesta terça-feira (15), foi cancelada.
O vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-PR), desembargador Marco Antônio Vianna Mansur, conduziu a audiência e a construção do acordo entre as partes com reajuste de 6,5% para os salários e de 7,5% para o auxílio-alimentação.
No encontro, a empresa Sistemma Serviços Urbanos apresentou uma nova proposta, com reajuste de 6% para o salário e de 7% para a alimentação — a proposta anterior foi de 5,20% e de 5,28%, respectivamente.
Os representantes do Sindicato dos Empregados da Limpeza Urbana de Londrina e Região (Siemaco Londrina), alegaram que os índices apresentados não possibilitam ganho real para os trabalhadores. A entidade sindical defende os reajustes de 6,5% no salário e 10% na alimentação.
Mesmo diante do impasse, as partes se dispuseram a negociar e encontraram um meio termo que garantiu o acordo. De acordo com o tribunal, um novo acordo coletivo será assinado.
Participaram da audiência como terceiros interessados a Federação dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação do Estado do Paraná (Feaconspar) e a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização de Londrina (CMTU).
Redação Tem Londrina com TRT/PR