‘Lua de sangue’ promoveu espetáculo no céu londrinense

Na madrugada desta segunda-feira (21), o eclipse chamado de ‘Lua de Sangue’ ficou visível para o Brasil, parte da Europa, Africa e todo o continente americano.

Em Londrina, foi possível ver o espetáculo a olho nu e sentir um pouco da energia lunar quem foi dormir mais tarde ou ficou acordado para acompanhar o evento.

O eclipse se iniciou por volta das 01h30, chegando a fase total por volta das 3h. Como tudo é que bom dura pouco, às 5h, o festival de iluminação do céu chegou ao fim.

O que é a ‘Lua de Sangue’?

O fenômeno é raro e acontece em eclipses da Superlua. O eclipse lunar ocorre quando o Sol, a Terra e a Lua estão em perfeito alinhamento, e o planeta fica no centro. Em relação ao Sol, a Lua é ocultada pela Terra, ou seja, os raios solares não chegam até o satélite, e a sombra do planeta é projetada na Lua, que “escurece”. Já a superlua ocorre quando o satélite está na sua fase cheia e no ponto mais próximo da Terra, conhecido como perigeu.

A junção dos dois fenômenos, eclipse lunar e superlua, causa a Lua de Sangue. A cor avermelhada  deve-se a uma relação entre a proximidade da Lua com a atmosfera terrestre e os raios solares. O sol emite luzes de todas as cores, mas quando a Lua está próxima da Terra, apenas as cores de baixa frequência, como o vermelho, são refletidas da atmosfera terrestre para o nosso satélite natural, o que torna a Lua vermelha.

Redação Tem