Morte de homem negro em mercado: ato de repúdio acontece em Londrina

Ato será a partir das 20h desta sexta.

Foto: Reprodução

A morte de João Alberto Silveira Freitas, de 40 anos, que foi espancado e morto em um supermercado da rede Carrefour, em Porto Alegre (RS), está repercutindo nacionalmente nesta sexta-feira (20), Dia da Consciência Negra. E em Londrina não será diferente. O Movimento Negro da cidade, movimentos sociais e pessoas em geral realizam um ato em repúdio a morte do homem negro. (Veja o vídeo – cenas fortes).

A manifestação será a partir das 20h, em frente ao Carrefour de Londrina. “Estamos mobilizando todas as cidades que tenham esse mercado. Será um ato pacífico, com vigília com velas, cartazes, faixas e muitas falas”, explicou Edmundo Novais, professor e ativista do Movimento Negro de Londrina e um dos organizadores da ação.

Homem negro é espancado até a morte em supermercado da rede Carrefour, no Rio Grande do Sul – Foto: Reprodução

Sobre a morte violenta que aconteceu as vésperas do dia de luta do povo negro, Edmundo lamenta e aponta que é uma prova didática da violência causada pelo racismo. “Estão exterminando o povo negro a luz e visibilidade de todos, deixaram de fazer as escondidas já faz tempo, tornou-se uma situação insustentável, não podemos mais ficar calados. Não é porque foi em outro estado que podemos ter a ilusão de que isso não nos afeta”, comenta Novais.

Fiama Heloisa - Redação Tem



Você tem que estar por dentro!
Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades no seu e-mail