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Prefeitura demarca áreas para futura ampliação do Aeroporto de Londrina

Fonte: Divulgação

O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, apresentou hoje medidas que possibilitarão a ampliação do Aeroporto Governador José Richa. Entre elas, a assinatura de Decreto Municipal que torna Área de Utilidade Pública, para futura desapropriação, as propriedades localizadas no entorno da pista de decolagens, e a ampliação da Zona Especial Aeroportuária para instalação de Complexo Aeroportuário. O objetivo é elevar a categoria operacional do terminal para grandes cargueiros e abrir a possibilidade de instalação de uma base operacional para companhias aéreas internacionais, além da criar um Complexo Aeroportuário. As tratativas acontecem para já incluir o novo projeto no processo de privatização de aeroportos, em tramitação no governo federal. Caso isso não seja possível, o Município trabalhará em várias frentes, para atrair investimentos da iniciativa privada.

Durante o anúncio, o assessor para Assuntos Estratégicos do município, Luiz Figueira de Mello, apresentou o projeto preliminar, homologado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Com visão de desenvolvimento sustentável, de modo articulado e integrado, a iniciativa coloca o aeroporto como âncora do Plano Estratégico de Desenvolvimento Regional, que criará conectividade com diversas partes do mundo, permitindo a troca de mercadorias e serviços de maneira rápida.

Mudanças

O novo projeto traz a ideia da criação de um HUB aéreo logístico com um Complexo Aeroportuário. Ele engloba a mudança da categoria do aeroporto para a classe de operação de grandes cargueiros. Também prevê a instalação de uma empresa aérea internacional de aviação civil, que poderá fazer sua base operacional para América Latina e para o Brasil, partindo de Londrina, o que possibilitará a movimentação de cargas e passageiros nacionais e internacionais.

A ampliação da pista de 1.760 metros para 3.500 metros de tamanho considerando de um ponto de pouso até a outra extremidade, assim como a ampliação das cabeceiras da pista de 300 metros para 1.000 metros, também estão previstas e permitirão mais segurança de voo e aumento do cone de aproximação para pouso.

A ideia também é criar espaços para a instalação de um Parque Industrial, um Parque Logístico, um Centro de Pesquisas, um Hospital Internacional e atividades complementares que agregam atratividade para a região. A mudança do Plano Básico de Zoneamento de Proteção Aeroportuária também está contida no projeto e possibilitará a construção de edificações mais altas, nas proximidades do aeroporto.

Tudo isso permitirá pousos e decolagens seguras para grandes aeronaves a plena carga, além de voos internacionais sem escala e verticalização da cidade em áreas que hoje estão limitadas.

Marco Legal

Os investimentos para a execução do projeto serão privados e cabe ao governo criar os marcos legais para que isso seja possível. Por isso, o prefeito Marcelo Belinati assinou hoje o Decreto Municipal para a criação Área de Utilidade Pública e ampliação da Zona Especial Aeroportuária.

Cronograma

O processo licitatório para as obras está previsto para o próximo ano, com expectativa de publicação do vencedor do certame para outubro de 2020. Segundo os técnicos municipais, a previsão é que o aeroporto esteja sob novo comando no primeiro trimestre de 2021.

Investimentos

Os investimentos atuais giram em torno de R$ 200 milhões, mas com a ampliação do projeto eles poderiam somar até R$ 1 bilhão investidos em Londrina e levariam aproximadamente 10 anos. O vice-presidente do Sinduscon, Gerson Guariente, acredita que, em um cenário pessimista, o crescimento estimado seria de 3,5 vezes maior do que o atual e num cenário otimista chegaria a 5 vezes mais. Isso giraria em torno de R$ 750 milhões podendo chegar a R$ 1 bilhão.

Atrativos de Londrina

Londrina ocupa posição estratégica no norte do Paraná e no país, localizada em uma região que abarca 70% do PIB nacional. Em relação à América do Sul, a cidade localiza-se em um raio de 1,5 mil km de distância dos maiores centros econômicos da região, englobando 70% de todo o PIB sul-americano. Isto, sob o ponto de vista de locomoção aeronáutica, é considerado uma distância próxima. Com relação à população, em um raio de 100 km de distância, englobam-se 2,2 milhões de pessoas. Aumentando-o para 200 km, chega-se a 4,8 milhões de habitantes, que vivem com uma economia diversificada e dinâmica, com grande potencial de crescimento.

Parceiros

Este projeto da Prefeitura de Lotem a participação do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (CODEL), Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL) e da Assessoria para Assuntos Estratégicos da Prefeitura de Londrina. Conta com o apoio e articulação junto ao Governo Federal, no Ministério da Infraestrutura, Secretaria da Aviação Civil, ANAC e INFRAERO, do deputado Federal Filipe Barros, e apoio do Deputado Estadual Tiago Amaral, na articulação junto ao Governo do Estado, e da Sociedade Civil Organizada de Londrina.

Redação Tem com Assessoria


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