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Prefeitura explica atraso no repasse à Londrisul e libera parcela de R$ 770 mil

Administração afirma que herdou déficit de R$ 105 milhões no transporte.

Imagem: Divulgação/CMTU

A Prefeitura de Londrina informou, nesta quinta-feira (4), os motivos do atraso no repasse de custeio à empresa Londrisul, que opera o transporte coletivo na região sul da cidade. Segundo o Município, a administração enfrenta uma grave crise financeira, que compromete inclusive despesas correntes.

No caso do transporte público, a atual administração afirma ter herdado da gestão anterior um déficit de R$ 105 milhões por falta de previsão orçamentária para manter o sistema funcionando ao longo de 2025.

Na nota, a Prefeitura que, desde o início do ano, “vem buscando uma série de alternativas para viabilizar recursos e, com isso, honrar todos os seus compromissos”. Uma das possibilidades em análise é o remanejamento de verbas de outras secretarias, medida que depende da avaliação técnica das equipes internas.

Outra frente considerada é o Projeto de Lei de validade dos créditos, que está em tramitação na Câmara Municipal (CML). A proposta prevê utilizar valores não usados pelos usuários do transporte, acumulados no sistema de bilhetagem, para complementar o custeio.

“Vale destacar também que, apesar das dificuldades de caixa, o prefeito Tiago Amaral [PSD] decidiu logo no início de sua gestão não reajustar a tarifa do sistema esse ano”, ressalta a nota.

Repasse de 770 mil reais

Para amenizar o atraso, a Prefeitura informou que repassará ainda nesta quinta-feira (4), o valor de R$ 770.433,18 à empresa de transporte, referente a uma das parcelas pendentes. A administração também afirmou que trabalha para viabilizar, nos próximos dias, os demais pagamentos previstos.

Redação Tem Londrina


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