Sistema de abastecimento de água está em estado de alerta em Londrina

Apesar disso, Sanepar garante que ainda não é preciso medidas mais drásticas como rodízio.

Foto: Reprodução

O sistema de abastecimento de água de Londrina está em estado de alerta devido a estiagem prolongada e ao aumento do consumo em razão das altas temperaturas, é o que informa a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar).

Segundo o gerente industrial da Sanepar em Londrina, Gil Gameiro, a situação inspira cuidados, mas ainda não é preciso medidas mais drásticas como a implantação do modelo de rodízio. “Os mananciais têm sofrido com a estiagem, isso reflete no nível de água disponível. Porém, esses reflexos ainda não afetaram de forma significativa, a ponto de termos uma medida mais drástica como o rodízio, que tem acontecido em outras regiões do Paraná. Mas, coloca o sistema em alerta devido as condições climáticas de temperaturas elevadas e tempo seco, afinal isso faz com que a população demande mais água”, explicou.

A expectativa é de que o tempo colabore e que a chuva venha em quantidade significativa para melhorar o nível de abastecimento dos mananciais. “Estamos monitorando todo o sistema. A gente acredita que não teremos problemas maiores porque é possível que tenhamos chuvas nos próximos dias, a ponto de tranquilizar o nível dos mananciais e abaixar a temperatura, voltando o consumo para uma condição normal”, comenta Gameiro.

Redação Tem