- Jornalismo
- 12 de setembro de 2019
Temperatura chega a 26 ºC durante a madrugada em Londrina

A onda de calor e seca que atinge o país, em especial o norte do Paraná, tem deixado o tempo muito quente até mesmo para aqueles que gostam do calor. Segundo o sistema meteorológico da Wheater Channel, os termômetros chegaram a marcar 26 ºC nesta madrugada de quinta-feira (12) em Londrina.
Com a umidade baixa e ventos de 6 km/h, a sensação térmica durante a madrugada, por volta das 3h, era de 27 ºC.
Nesta quinta-feira, a temperatura máxima prevista é de 37 ºC e a mínima fica na casa dos 21 ºC. Apesar de quente, o céu deve ficar encoberto por nuvens em boa parte do dia.
Como se cuidar no tempo seco?
Confira algumas dicas para amenizar o desconforto gerado nesta época.

Hidratação
A principal recomendação para os dias secos é tomar bastante água, o que pode ajudar a aliviar a irritação na garganta. Lavar as narinas com soro fisiológico também ajuda a diminuir o desconforto no nariz. O ideal é escolher as soluções fisiológicas, que tem a mesma concentração dos líquidos corporais, e não apenas usar água pura ou soro caseiro.
Vaporizadores e bacias de água
Em dias muito secos, pode-se recorrer também aos vaporizadores, principalmente na hora de dormir. Mas é importante cuidar para que o ambiente não fique úmido demais, de modo que favoreça o crescimento de fungos. A água do vaporizador deve estar sempre bem limpa, para não contaminar e aumentar o número de bactérias no ambiente.
A bacia de água ou a toalha úmida no quarto são opções mais seguras. Outra opção mais sofisticada são os umidificadores de ar em que é possível regular a umidade. Neste caso, o ideal é programar a umidade para ficar entre 55% e 60%.
Exercícios físicos
Em dias de umidade muito baixa, é recomendável evitar fazer atividades físicas nos horários mais secos do dia, entre o fim da manhã e o início da tarde. Se estiver muito ruim, o ideal é postergar para outro dia. Mesmo em ambientes fechados, dentro de casa ou da academia, o ar também vai estar seco.
Cuidados com os olhos
Quando o clima está seco, as lágrimas também evaporam mais, o que faz com que as pessoas tenham a sensação de olho seco. O olho seco fica mais vulnerável a alergias e a conjuntivites. O ar condicionado agrava ainda mais a situação.
Para aliviar a secura dos olhos, o médico recomenda que as pessoas usem colírios do tipo lágrima artificial. As lágrimas artificiais não necessitam de prescrição. O que acontece nesses períodos é que muitas pessoas lançam mão do colírio que têm em casa. Aumenta automedicação com colírios vasoconstritores, que têm princípios ativos que, usados indiscriminadamente, até ressecam mais o olho. Outras dicas são evitar coçar os olhos e higienizar bem as mãos antes de tocar os olhos, no caso das pessoas que usam lentes de contato.
Redação Tem