Trabalhadores do transporte coletivo podem ter salários reduzidos em até 65%
A proposta foi feita pelas empresas que operam o sistema, elas alegam queda no movimento de passageiros devido ao coronavírus.
As empresas que operam o sistema de transporte coletivo em Londrina, TCGL e Londrisul, apresentaram uma proposta de redução de salários dos trabalhadores. Segundo as concessionárias, a medida é necessária devido a queda no movimento de passageiros causada pela pandemia do coronavírus, o que dificulta arcar com a folha de pagamento de motoristas e cobradores.
A proposta é de pagar apenas 75% dos vencimentos referentes a este mês e fazer uma redução ainda maior nos próximos três meses, pagando somente 35% dos salários e reduzindo também o valor do vale-refeição. A jornada de trabalho também será reduzida proporcionalmente.
A medida foi apresentada ao Sinttrol, Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário de Londrina. Para fazer parte do acordo coletivo, a proposta precisa ser aprovada em assembleia geral pelos funcionários. A reunião da categoria deve acontecer na próxima semana
Redação Tem