- Jornalismo
- 23 de janeiro de 2021
Transporte coletivo funciona parcialmente neste sábado em Londrina
Apenas frota da LondriSul está rodando.

A paralisação do transporte coletivo em Londrina continua de forma parcial neste sábado (23). Por enquanto, apenas os veículos da LondriSul voltaram a rodar. Na manhã de hoje, 22 ônibus saíram da garagem. A empresa é responsável pelo chamado lote 2, o qual atende 35% da demanda de passageiros londrinenses.
No início da noite de ontem (22), a LondriSul comunicou que “fez, na tarde desta sexta-feira, o depósito complementando a antecipação salarial (vale) de seus funcionários, destacando que o restante já havia sido pago anteriormente”. Desta forma, a empresa solicitou aos trabalhadores o retorno às atividades. Ainda na noite de ontem, alguns ônibus da empresa já voltaram a rodar (veja no vídeo abaixo).
Já a Transportes Coletivos Grande Londrina (TCGL), responsável por 65% da demanda, e a Til continuam sem ofertar o serviço, pois não houve acordo entre as empresas e os funcionários. Os trabalhadores cobram o pagamento do vale, que deveria ter sido feito ontem. Porém, as empresas alegam falta de condições financeiras e não fizeram o pagamento.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Londrina (Sinttrol), João Batista, informou que as empresas não fizeram novas propostas e que a paralisação continua. “No final do dia [deste sábado], a categoria deve se reunir para avaliar a situação e saber se a paralisação continua ou não”, disse Batista.
Notificação
Por meio de nota, a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), informou que já notificou as empresas para a retomada dos serviços. “Diante do não cumprimento, será aberto procedimento administrativo para aplicação das penalidades cabíveis”, diz na nota.
A assessoria da TCGL e da Til foi procurada, mas informou que as empresas não vão se pronunciar.
Veja a nota da CMTU na íntegra:
As concessionárias do serviço de transporte público coletivo, Londrisul e TCGL, foram notificadas pela CMTU para retornar imediatamente com a operação de todas as linhas do sistema de transporte, sob pena de sanções e multas contratuais.
Em resposta, a Londrisul comunicou a CMTU que fez, na tarde desta sexta-feira, o depósito complementando a antecipação salarial (vale) de seus funcionários, destacando que o restante já havia sido pago anteriormente. Informou que, diante do pagamento integral do vale, está solicitando que todos os seus funcionários retornem ao trabalho para atender a população londrinense.
A empresa TCGL, responsável pelas linhas da área 1, foi notificada por duas vezes pela Companhia para retomada imediata do serviço. Diante do não cumprimento, será aberto procedimento administrativo para aplicação das penalidades cabíveis.
Redação Tem