- Jornalismo
- 23 de julho de 2018
Vídeo mostra ação da Guarda Municipal contra jovens em praça de Londrina
Um vídeo foi divulgado pelo Portal Tem Londrina, tem causado polêmica nas redes sociais, nesta segunda-feira (23). Nas imagens, é possível ver a Guarda Civil Municipal utilizando balas de borracha para dispersar jovens que estavam reunidos em uma praça próximo ao cruzamento da Avenida Juscelino Kubitscheck com a Rua Canudos.
Na internet, a ação da guarda municipal foi criticada por muitos internautas. De acordo com frequentadores do local, jovens se reúnem regularmente na praça, que fica em frente a um bar de público universitário, ainda, alguns jovens afirmaram que na sexta-feira, havia uma concentração de pessoas maior que o convencional.
Segundo informações do secretário da Defesa Social de Londrina, Evaristo Kuceki, a GM foi chamada pelo excesso de barulho e a utilização de força e balas de borracha, teriam ocorrido porque os guardas sofreram hostilização, por parte dos presentes no local. Uma das pessoas que estava no local, na hora do ocorrido, informou à nossa reportagem que os guardas já chegaram atirando e que não houve resistência.
Em vídeo enviado por um leitor ao Tem Londrina, é possível ver o momento em que a ação acontece:
Proibição
A ação realizada pela Guarda Municipal aconteceu dias antes do prefeito de Londrina, Marcelo Belinati (Progressistas), sancionar a chamada lei a seca, que pretende aplicar multas de até R$ 1 mil para que estiver consumindo alcoólicas em ruas e áreas públicas de Londrina. A lei também tem sido criticada nas redes e divide opiniões entre os moradores da cidade.
Com o intuito de proibir a aglomeração de jovens nas regiões centrais da cidade, a Câmara aprovou o projeto enviado pelo executivo e deve vigorar a partir do 01 de agosto. A Guarda Municipal, será a responsável pela fiscalização.