Eclipse solar: 30% do sol deve ser coberto pela lua na região Norte do PR

Em Londrina, o pico do eclipse será por volta das 13h50.

Registro de um eclipse solar no Chile em 2019 – Foto: Rodrigo Garrido/Reuters

Um eclipse solar total vai acontecer nesta segunda-feira (14) na Região Sul do globo. Aqui no Brasil, o fenômeno será parcialmente visível. Os estados das Regiões Sul e Sudeste do país é de onde será possível observar o evento. “Quanto mais para o sul do país, maior vai ser a visibilidade. Em Porto Alegre, por exemplo, a lua deve esconder praticamente 54% do sol. Subindo para Curitiba, 38%”, explica o astrobiólogo Miguel Fernando Moreno, coordenador do Grupo de Estudo e Divulgação de Astronomia de Londrina (Gedal).

Já aqui na cidade e toda Região Norte, essa porcentagem fica em torno de 30%. “Em Londrina, o fenômeno começará a ficar visível por volta das 12h30. O pico dele deve ser por volta das 13h50, quando atingirá o máximo de cobertura do sol que será cerca de 30%, depois vai diminuindo até que por volta das 15h10 acaba”, comenta Moreno.

Cuidado na hora de observar o sol

O especialista também comenta que é preciso tomar cuidado na hora de observar o sol, a observação não deve ser feita nem a olho nu, nem com óculos escuros, chapas de Raio X ou filmes fotográficos porque a claridade e o calor do Sol podem danificar seriamente a retina dos observadores.

“Quem quiser fazer a observação deve procurar, em lojas de ferragens ou de materiais de construção, o chamado filtro de soldador, com o grau mais forte que é o 14. Esse vidro deve ser colocado na frente dos olhos para fazer a observação do sol com segurança”, sugere Moreno.

Fiama Heloisa - Redação Tem



Você tem que estar por dentro!
Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades no seu e-mail