Professora da UEL divulga fundação científica em evento da ONU

Imagem: Reprodução

Com o foco na apresentação dos Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação (NAPI) e a construção do NAPI Agenda 2030, destacando especialmente o componente do ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis), a professora Olívia Orquiza de Carvalho, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Londrina (UEL), participou de dois eventos do 12° Fórum Mundial Urbano (World Urban Forum – WUF 12), realizado entre 4 a 8 de novembro, no Cairo (Egito), como representante oficial da Fundação Araucária.

O evento, realizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) desde 2001, desempenha um papel crucial ao examinar os impactos da urbanização acelerada nas comunidades, cidades, economias, nas mudanças climáticas, e nas políticas públicas globais. Consolidado como a principal conferência global dedicada à urbanização sustentável, o WUF12 deste ano aborda o tema: “Tudo começa em casa: ações locais para cidades e comunidades sustentáveis”.

Imagem: Reprodução/WUF

Essa edição tem foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com destaque para as ações e iniciativas locais essenciais para enfrentar os desafios globais que impactam diretamente a vida cotidiana, tais como moradia inacessível, aumento do custo de vida, mudanças climáticas, falta de serviços básicos, e conflitos em andamento.

Olivia teve participação nos fóruns “Knowledge in Action: Bridging Policy and Practice through Scientific Research for SDG Localization” e “City Labs bridging to local and global actions for inclusive digital urban transformation”. A professora busca nessas apresentações “destacar a importância do diálogo entre a academia e a sociedade, promovido por meio do trabalho em rede na perspectiva da quádrupla hélice (academia, governo, sociedade civil e iniciativa privada)”, além de buscar potenciais novas parecerias para projetos.

Redação Tem Londrina com Agência UEL