Projeto da UEL é destaque no Prêmio Inova Saúde Paraná

Imagem: Reprodução

O Projeto Safety, que reúne alunos e professores dos cursos de Enfermagem, Farmácia e Medicina da Universidade Estadual de Londrina (UEL) teve dois trabalhos contemplados pelo 6º Prêmio Inova Saúde Paraná, dos seis apresentados na 7ª Mostra Paranaense de pesquisas e relatos de experiências em saúde, realizada em 9 e 10 de julho, de forma online.

Mais de 300 trabalhos foram inscritos, alguns foram selecionados para o Prêmio, entre eles o Projeto Safety. A Mostra teve como tema central: “A Saúde em tempos de pandemia: experiências e aprendizados”, e como objetivo contribuir para a expansão e a qualificação da saúde no Paraná, discutindo as temáticas prioritárias de saúde do Estado. O evento serviu para apresentar dos resultados de pesquisas em desenvolvimento ou realizadas.

O Prêmio reconhece projetos e experiências inovadoras na área da saúde pública e da saúde coletiva, estimula o intercâmbio de conhecimentos e valoriza trabalhadores do SUS, os líderes comunitários, os professores e estudantes.

Na avaliação da professora Marselle Nobre de Carvalho, do Departamento de Saúde Coletiva, coordenadora do projeto, o reconhecimento pelo 6º Prêmio Inova Saúde Paraná é o reconhecimento do trabalho coletivo, desenvolvido por mais de 50 pessoas, entre professores e estudantes de várias áreas. “O projeto começou as atividades quando não tinha muita gente falando sobre o assunto, havia muita dúvida e informações variadas e pouco efetivas. É um Premio é promovido pelo INESCO, um instituto de grande prestigio na área da saúde, sobretudo na saúde coletiva. Portanto, ficar entre os premiados foi bom demais”, declara.

“Toda premiação estimula a gente a continuar. Por isso, o Prêmio reforça que estamos no caminho certo, ao mesmo tempo em que abre portas e aumenta a nossa visibilidade”, disse a coordenadora. Ela também ressalta com orgulho o apoio institucional recebido dentro da Universidade, por meio da Pró-reitora de Extensão, Cultura e Sociedade (PROEX).

Conhecimento

O projeto teve início em março de 2020 com a proposta de sistematizar evidências científicas sobre recomendações de segurança e veicular informação científica por meio de diversos materiais – cartilhas, guias, vídeo, podcasts — para orientar profissionais de saúde e comunidade em geral.

O Safety atua na disseminação do conhecimento científico, com relatórios técnicos para gestores e profissionais dos serviços de saúde, em linguagem técnica, assim como trata da divulgação científica, buscando atingir a população em geral. Ele conta com a participação de professores da UEL, UNOPAR, UFPA, assim como alunos de pós-graduação (Residência, Mestrado e Doutorado) e colaboradores externos.

Para saber mais informações sobre o Projeto Safety, clique aqui.

Redação Tem com Agência UEL