UEL se prepara para receber o maior evento científico do Paraná

Evento acontece em novembro.

Imagem: Heloisa Gonçalves/UEL

Mais de 30 mil visitantes participarão do maior evento científico do Paraná, que será realizado entre os dias 6 a 10 de novembro na Universidade Estadual de Londrina (UEL). Durante o evento ‘Paraná Faz Ciência 2023’, diversos serviços estarão disponíveis à comunidade, que vai poder conferir o que é produzido no campo de ciência e tecnologia nas universidades.

Durante o período do evento, todos os acessos à UEL estarão liberados para facilitar o trânsito nos dias do evento. Para os que pretendem ir de ônibus, a Transportes Coletivo Grande Londrina (TCGL) oferece, entre outras, sete linhas urbanas e duas metropolitanas com paradas em diferentes pontos da UEL.

A montagem das estruturas nos centros de estudos, que vão receber as equipes das universidades e institutos parceiros estão sendo montadas desde o início da semana.

Imagem: Reprodução/UEL

O evento é uma parceria entre a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), a Araucária, a Secretaria Estadual de Modernização, Transformação e Inovação (SEI) e a UEL, além de contar com 15 instituições parceiras: as universidades estaduais de Ponta Grossa (UEPG), do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro), de Maringá (UEM), do Oeste do Paraná (Unioeste), do Norte do Paraná (Uenp) e do Paraná (Unespar); as federais do Paraná (UFPR), da Integração Latino-Americana (Unila), da Fronteira Sul (UFFS), Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e o Instituto Federal do Paraná (IFPR). Também conta com apoio da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR – Grupo Marista), da Secretaria Estadual de Educação (SEED), do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Unopar Anhanguera e Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR).

O Eixo 1, Ensino Superior do Futuro, compreende as novas tecnologias no cenário pós-pandêmico. Será realizado entre 7 e 9 de novembro, com atividades no período noturno, entre 19h e 22h, no Anfiteatro Cyro Grossi (CCB).

Já o Eixo 2 do evento traz a Mostra Interativa de Ciência, Tecnologia e Inovação. Destinado a grandes grupos, escolas, universidades e faculdades, o eixo é dividido em Mostra Interativa de Projetos da UEL e de instituições parceiras; Mostra de Napi’s; Exposição de Start ups; e Mostra Interativa de Projetos de Prefeituras.

No Eixo 3, os visitantes podem conferir 65 ambientes diferentes, entre laboratórios diversos da Universidade (dentro e fora do Campus). As Visitas Técnicas são abertas às famílias e convidados em geral, e podem ser feitas em espaços como os museus Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss (MHL), o Laboratório de Física Nuclear Aplicada (LFNA), no CCE, e o Laboratório de Análises por Raio-X (LARX), na Central Multiusuários de Pesquisa (CMLP).

Oportunidade única para os visitantes de todas as idades, o evento traz, no Eixo 4, oficinas diversas para a comunidade externa: Esportes Equestres; Produção de Mudas Florestais; Introdução ao Arduino (plataforma de prototipagem que permite aos usuários criarem objetos eletrônicos independentes e interativos); Capoeira como Prática Corporal e muitas outras.

O Eixo 5 é voltado à celebração das atividades culturais do Paraná Faz Ciência. A Mostra de Cultura e Arte reúne grupos e companhias artísticas, como a 38º Mostra Afro Brasileira Palmares, Mostra GRUVi – Grupo de Videoclipes e o espetáculo teatral “Fagulha” da Companhia Núcleo Às de Paus. Os participantes poderão conferir as atividades durante o evento, sem necessidade de inscrição prévia.

Por fim, o Eixo 6 é voltado aos Eventos Acadêmicos da semana científica. Estudantes e professores participarão do XXXII Encontro Anual de Iniciação Científica (EAIC)12º Por Extenso e VI Encontro Anual de Extensão Universitária e V Pró-Ensino e Semana Geral dos Napi’s.

Redação Tem Londrina com Agência UEL



Você tem que estar por dentro!
Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades no seu e-mail