Workshop NAPI reúne especialistas para debater restauração ecológica na UEL
Com o objetivo de desenvolver soluções inovadoras para a produção de mudas mais resilientes, favorecendo a restauração de áreas degradadas, o NAPI Biodiversidade: RESTORE — sigla para natuRe-basEd SoluTions for imprOving REforestation — promoveu, entre os dias 26 e 27 de junho, o 2º Workshop RESTORE. O evento integrou a programação do VIII Simpósio de Bioquímica e Biotecnologia (SIMBBTEC), realizado na Universidade Estadual de Londrina (UEL), e reuniu representantes do poder público, da academia nacional, de instituições internacionais, empresas e da sociedade civil.
O encontro teve como foco a apresentação de iniciativas, tecnologias e experiências voltadas à restauração de ecossistemas, promovendo um espaço de troca de conhecimento e articulação de parcerias.
A programação completa do workshop contou com mesas redondas sobre: Desafios e caminhos para a restauração ecológica; Setor produtivo de execução da restauração; Desenvolvimento de tecnologias para agricultura sustentável.
Além de palestras sobre Mata Atlântica da Argentina; Palestra Mata Atlântica do Paraguai; Gestão do Risco de Desastres, Sustentabilidade e Resiliência Urbana; Nanotecnologia; Microrganismos associativos; e Biomateriais compósitos.
Além de fomentar o debate sobre restauração ecológica, o workshop reforçou os objetivos do VIII SIMBBTEC: disseminar e discutir temas atuais em Biotecnologia, incentivar parcerias em pesquisa e desenvolvimento sustentável, e sensibilizar o público para a importância de novos modelos de desenvolvimento científico e econômico.
Redação Tem Londrina