- Jornalismo
- 5 de dezembro de 2025
Parada Cultural LGBTQIA+ de Londrina acontece neste domingo; veja trajeto
Evento deve reunir mais de 20 mil pessoas em formato de passeata por ruas da cidade.

Acontece neste domingo (7) a 7ª edição da Parada Cultural LGBTQIA+ de Londrina, que retorna às ruas da cidade em formato de passeata. O evento, inicialmente previsto para 30 de novembro no Centro Social Urbano (CSU) da Vila Portuguesa, o tradicional “Buracão”, foi adiado para a preparação do novo formato, que retorna ao estilo tradicional de passeata. São aguardados mais de 20 mil participantes.

Segundo os organizadores, a mudança de data e de formato foi adotada para garantir a segurança do público, além de preservar o espaço onde antes ocorreria o encontro. Com isso, a Parada deixa o “Buracão”, onde esteve nas edições de 2022 e 2023, e volta ao modelo das primeiras manifestações na cidade, realizadas em 2017, 2018 e 2019: ocupando as ruas em ato público e em movimento.
A concentração será realizada das 14h às 16h, no Calçadão, próximo ao antigo coreto. De lá, a passeata seguirá em direção à Avenida Higienópolis acompanhada por um trio elétrico, avançando até a rotatória da Avenida Juscelino Kubitschek. Durante o percurso, estão previstas três paradas do trio. O evento será encerrado na rotatória em frente ao Colégio Vicente Rijo.


Durante todo o percurso serão instalados banheiros químicos e lixeiras, para utilização dos participantes.
Mais do que celebração, a manifestação que acontece neste domingo reforça a luta diária de pessoas LGBTQIA+ contra o preconceito e a discriminação. O tema deste ano “A diversidade faz a cidade!”, destaca a presença e a contribuição da comunidade na economia, na cultura, na saúde e na política londrinense.
Mais informações podem ser obtidas no Instagram do movimento, clicando aqui.
Redação Tem Londrina


